Yevgeniy Fedorov chegou à Austrália motivado depois de se ter estreado numa grande volta. A Vuelta parece que não o deixou nada cansado, pois o jovem cazaque esteve muito ativo na corrida de sub-23 em Wollongong e sagrou-se campeão do mundo.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Há dez anos, Alexey Lutsenko conquistou este título e tornou-se num ciclista com várias vitórias como profissional. É uma referência na Astana e Fedorov parece querer seguir-lhe os passos. Após uma época em que a equipa World Tour do Cazaquistão não tem grandes motivos para recordar, um dos seus jovens vestiu a camisola do arco-íris.

“Sabia que estava em boa forma depois de fazer a Volta a Espanha. Fiz o meu melhor para igualar a vitória de há 10 anos do Lutsenko”, realçou Fedorov. “Sabia que se estivesse na discussão no final da última subida, que teria uma hipótese. As minhas pernas estavam boas e estou encantado por ter ganho na última oportunidade que tinha como sub-23”, acrescentou.

Foi precisamente nessa derradeira subida ao monte Pleasant (1100 metros com inclinação média de 7,7% e troços acima dos dez) que Fedorov ficou na frente da corrida, juntamente com o checo Mathias Vacek.

No últimos cinco quilómetros dos 169,8 do percurso australiano, a dupla conseguiu manter o grupo perseguidor a uma distância de mais de dez segundos. Porém, Vacek acabou por não conseguir ter pernas para sequer discutir o sprint até ao fim com Fedorov.

Soren Waerenskjold ainda se aproximou, garantindo a medalha de bronze. O norueguês bem tentou juntar o título mundial da prova em linha ao do contrarrelógio.

Não houve portugueses em prova.

PUB
Beeq

Classificação completa:

Também vais querer ler…

Grande exibição! António Morgado é vice-campeão mundial

Fotografia: UCI (Union Cycliste Internationale)

PUB
Nova Mondraker Arid

Também vais gostar destes!