Wout van Aert regressou ao ciclocrosse, estreando-se esta temporada, e desde logo… venceu! O corredor da Jumbo-Visma aproveitou a oportunidade contra concorrência modesta para vencer no Exact Cross em Essen, na Bélgica, com uma enorme vantagem.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

O início da corrida revelou-se relativamente complicado para o belga, que teve visivelmente algumas dificuldades nas secções técnicas e lamacentas que os ciclistas enfrentaram. Van Aert fez parte de um pequeno grupo que se formou nas primeiras voltas da corrida, mas estava visivelmente a controlar.

Na volta 4, o tricampeão do mundo (2016, 17 e 18) acelerou e não teve resposta. O grupo da frente dividiu-se até ao fim, Jens Adams e Thijs Aerts continuaram a correr para a frente e a corrida continuou assim até ao final. O belga regressou rapidamente às suas vitórias e vai agora fazer um estágio com a Jumbo-Visma antes de regressar à competição no final de dezembro.

“Hoje diverti-me imenso. Foi extremamente duro, as condições tornaram-se cada vez mais difíceis. Por isso, não era evidente manter o ritmo”, disse van Aert após a corrida. “Comecei de forma cautelosa. Fizemos uma primeira volta rápida, pelo que rapidamente se tornou evidente que alguns homens estavam a fazer asneiras. Depois de duas ou três voltas, procurei áreas onde pudesse fazer a diferença. Fiz isso depois de ver qual era o nível e quem era forte”.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Van Aert seguiu as rodas até à quarta volta, altura em que fez a sua jogada e aí ficou claro que estava acima da concorrência. A partir daí, foi uma corrida a solo, com muitas corridas e muita lama até à meta. “Foi uma corrida perigosa para ultrapassares os teus limites. Também foi muito difícil para mim no final, não foi certamente uma corrida fácil de começar”.

No entanto, a vitória foi confortável. Grande parte da concorrência esteve ausente, Jens Adams e Thijs Aerts juntaram-se a Van Aert no pódio.

“A minha sensação era melhor do que eu tinha pensado à partida. Se estava confuso em relação à minha forma? Não, sou sempre honesto. Acho que as pessoas sabem que eu sou assim”, disse. “Não sabia realmente como ia correr hoje. Foi muito bom correr perto de casa e ver algumas caras conhecidas. Gosto quando posso agradar aos fãs.”

Classificações

Cyclocrosse24.com

Imagem Exact Crosse

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Também vais gostar destes!

Fulcrum 20 Anos
Notícias

Os 20 anos da Fulcrum!

A Fulcrum celebra 20 anos de 'inovação no ciclismo', com rodas icónicas como as Racing Zero e muitas novidades para bicicletas de estrada, ...