As três grandes voltas já revelaram o percurso e o perfil das etapas para 2024, mas a organização da Volta a Espanha enfrenta um problema.

PUB
Cube Stereo ONE

“Tínhamos planeado terminar uma etapa no Pico Veleta, na Serra Nevada, a mais de 3000 metros de altitude, mas de momento não temos as autorizações necessárias das autoridades”, explicou Javier Guillén, diretor da prova, em declarações citadas pelo Ciclo 21.

“Respeitamos isso, mas continuamos a trabalhar para terminar uma etapa nesta Vuelta à mais elevada altitude de sempre no historial da prova”, acrescentou.

A subida ao Pico Veleta é gigantesca, com 42,5 quilómetros, que levaria os corredores ao ponto asfaltado mais alto da Europa, tornando-a num marco histórico não só na Vuelta, como nas três grandes voltas do calendário.

Deste modo, e a confirmar-se a invalidação da ascensão ao Pico Veleta, a 9.ª etapa da Vuelta 2024 terminará em Granada, no sopé da Serra Nevada, após três contagens de montanha de 1.ª categoria (ver perfil em baixo).

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Com os diretores das corridas aparentemente empenhados em trazer cada vez mais etapas e subidas extremas para as grandes voltas , se este ano o Pico Veleta não puder, de facto, ser escalado, deverá sê-lo certamente em futuras edições da Vuelta.

Recorde-se que a edição de 2024 da Volta a Espanha decorrerá entre 17 de agosto e 8 de setembro, com as três primeiras etapas em Portugal.


Imagens La Vuelta Twitter

Também vais gostar destes!