João Almeida venceu a quarta etapa da Volta ao País Basco e conquistou a camisola amarela.  

PUB
Cube Stereo ONE

O corredor português isolou-se na subida final da etapa rainha, Izua (3,5 km à 9,6%) e transpôs o cume com cerca de 30 segundos, praticamente o tempo (28 segundos) com que cortou a meta de vantagem sobre o grupo dos principais adversários com 14 unidades.

Este foi liderado pelo seu companheiro equipa na UAE Emirates, Isaac del Toro, e que incluiu o líder da geral, o alemão Maximilian Schachmann, da Soudal Quick-Step, terceiro na etapa.

Adicionando as bonificações, João Almeida passa a liderar a classificação geral da corrida basca com 30 segundos de vantagem sobre Schachmann e 38 sobre o germânico Florian Lipowitz (Red Bull-Bora-hansgrohe), quando faltam duas etapas para o final. 

No momento decisivo da etapa, a cerca de 1João Almeida assumiu o comando durante a fase dura da derradeira subida, com passagens a atingirem os 18-20% de inclinação, e a ritmo, sem acelerações bruscas, destacou-se paulatinamente dos adversários, incapazes de seguir ao ritmo do português. 

“Não me sentia, não estava com boas pernas durante toda a etapa, mas a subida correu bem, deu para vencer e estou muito contente por isso. Agradeço à equipa, estiveram perfeitos. Fizeram um trabalho excelente”, começou por declarar João Almeida após a etapa, com final em Markina-Xemein, após 169,6 quilómetros,

PUB
Beeq E-Bikes

“Decidi fazer a subida ao meu ritmo e foi suficiente, felizmente. Subi bem, mas não de forma super, mas toda a gente estava cansada. Deu para ganhar e isso é que conta”, afirmou o corredor luso.

Classificações

Crédito da imagem: Volta ao País Basco – Sprint Cycling https://x.com/ehitzulia/status/1910354114233385306/photo/1

Também vais gostar destes!