Jonas Vingegaard, à imagem de Tadej Pogacar, vence todas as provas (ou quase) em que participa; e esta temporada, quando os dois se defrontam, tem ganho o esloveno. Na Volta ao País Basco, é o dinamarquês da Jumbo-Visma que domina praticamente a bel-prazer, somando a segunda vitória consecutiva na corrida espanhola, na quarta etapa, em mais um final seletivo.

PUB
Orbea Genius Dealers

Com este sucesso, após um ataque na derradeira subida a tirada, a 20 km da meta, o vencedor da Volta à França de 2022, reforçou a liderança da geral, e agora é secundado pelo espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), com quem discutiu, ao sprint, a vitória na etapa que terminou em Santurzi. O suíço Mauro Schmid (Soudal-Quick Step) ficou em terceiro, a dois segundos do duo, depois de se ter imposto também ao sprint no grupo perseguidor.

PUB
Orbea Genius Dealers

Após o ataque de Vingegaard, Landa foi o único a conseguir seguir-lhe a roda e chegaram a dispor de 30 segundos de vantagem, mas nos dois quilómetros finais viram-na bastante encurtada.

“Estou muito satisfeito por vencer, porque não o esperava esta manhã. Senti-me bem na subida final. Houve alguns ataques e depois pensei que tinha capacidade para ir sozinho”, explicou Jonas Vingegaard.

“Mikel Landa juntou-se a mim, após o que trabalhámos bem juntos. Os perseguidores recuperaram perto na final, mas felizmente consegui vencer o sprint, após ter tido cuidado com Landa, porque ele está muito forte. Receei ser surpreendido por ele, mas felizmente conseguimos trabalhar bem juntos”, admitiu o chefe-de-fila da Jumbo-Visma.

Com o triunfo, Vingegaard bonificou e conseguiu reforçar a liderança da geral, com 12 segundos sobre Landa e 31 para o francês David Gaudu (Groupama-FDJ), terceiro.

Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro, da Movistar, chegarem juntos, respetivamente em 57.º e 578.º, perdendo 3.28 minutos para o vencedor, após terem estado ao serviço do seu líder, o espanhol Enric Mas. Guerreiro é agora o 35.º lugar e Oliveira o 42.º, enquanto o compatriota Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) é 87.º.

Na sexta-feira, a quinta e penúltima etapa apresenta 165,9 quilómetros cronometrados com partida e chegada em Amorebieta.

Classificações:

Lê também:

Paris-Roubaix: Tadej Pogacar estará presente? ‘Ele sonha, mas ainda não!’

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Imagem: Volta ao País Basco Twitter

Também vais gostar destes!