Jonas Vingegaard vai iniciar a sua temporada de 2025 esta quarta-feira em Portugal, na Volta ao Algarve. Depois de seis meses sem competir (não corre desde a Volta à Polónia, que venceu em agosto de 2024), o dinamarquês surge como um dos dois grandes favoritos à vitória, com o seu antigo colega de equipa Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe). 

PUB
Orbea Genius Dealers

Acompanhado por uma forte equipa Visma Lease a Bike, com Wout van Aert e Sepp Kuss em destaque, Vingegaard estará ansioso por levantar os braços logo na estreia. Depois do Algarve, o nórdico prosseguirá a época na Paris-Nice (9 a 16 de março) e para a Volta a Catalunha (24 a 30 de março), a caminho do Tour, o grande objetivo. 

 Em conferência de imprensa antes da Algavia, Vingegaard falou das suas ambições para esta semana portuguesa, uma estreia, uma vez que tem iniciado a temporada n’O Gran Camino, em Espanha.  

“Quero muito voltar a colocar o dorsal. Adoro correr, adoro pedalar, é para isso que faço este trabalho. Embora veja esta corrida principalmente como uma preparação para os meus objetivos mais tarde na temporada, estou aqui para tentar ganhar, especialmente porque viemos com uma equipa muito forte”, disse Vingegaard. 

 “Queríamos experimentar algo novo no início da temporada, por isso não fui para um estágio em altitude nesta altura. É para estar um pouco mais fresco na segunda metade da temporada. Mudámos algumas coisas e vamos ver se vale a pena”, explica o vecnedor da Volta a França em 2021 e 2022.  

“Quero lutar pela vitória, e temos uma equipa forte. Vamos dar tudo. Sinto-me forte, mas ainda não me posso comparar com os outros. Só preciso de me concentrar em mim”, diz Vingegaard. “Estou ansioso por correr a Paris-Nice e a Volta à Catalunha também. Estes são os meus principais objetivos na primavera. Nunca ganhei estas provas, por isso gostaria de tentar. Espero poder lutar pela vitória.” 

 Vingegaard coentou o seu grande objetivo da temporada, a Volta a França, onde espera reconquistar o título a Tadej Pogacar. “Penso que temos uma equipa forte. Temos muita força nas subidas e no plano. Pode ser a equipa mais forte de que já fiz parte”, diz Vingegaard, referindo-se à provável equipa titular da Visma para o Tour, que inclui Wout Van Aert, Sepp Kuss, Tiesj Benoot, Christophe Laporte, Victor Campenaerts, Simon Yates e Matteo Jorgenson.  

PUB
Specialized Epic 8

“Matteo e Simon também podem ser co-líderes. Claro que vai depender das táticas, que ainda temos de definir. Pretendemos ganhar o Tour, mas ainda não posso dizer exatamente como o faremos”, concluiu Vingegaard antes ‘de se fazer’ pela primeira às estradas algarvias. 

Crédito da imagem: Visma Lease a Bike

Também vais gostar destes!