Depois de um primeiro dia caótico que ficará na memória, a etapa rainha da Volta ao Algarve (2ª) disputou-se esta quinta-feira com a chegada ao Alto da Foia, onde a venceu Jan Christen lado a lado com João Almeida!

PUB
Orbea Genius Dealers

Os dois companheiros de equipa na UAE Emirates bateram toda a concorrência, com destaque para os favoritos Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike) e Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), que não conseguiram melhor do que o 6º e o 9º lugares, respetivamente, a 10 e 13 segundos dos primeiros.

Cenário clássico no início da etapa, com uma fuga composta por nove ciclistas. Entre estes homens, destacamos a presença de seis corredores de equipas continentais portuguesas, acompanhados por Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA), Brent Van Moer (Lotto) e Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck).

Atrás, as formações Visma a Lease a Bike, de Jonas Vingegaard, e a Red Bull-BORA-hansgrohe, de Primoz Roglic, no controlo da fuga.

Após 140 quilómetros bastante tranquilos, sem grandes dificuldades, chegámos ao fim com uma série de dificuldades, com a Marmelete (2,3km a 7,3%), a Pomba (3,8km a 7,4%) e o Alto da Foia (8,5km a 5%).

O ritmo acelera e o pelotão começa a selecionar-se, com os fugitivos  apanhados um a um. Na Pomba, a corrida explode. Romain Bardet (Picnic PostNL) parte para o ataque, mas é rapidamente alcançado por Jan Tratnik (Red Bull-BORA-hansgrohe), que impõe o ritmo no grupo principal.

Mas quando o esloveno termina o seu trabalho, sucedem-se os ataques, sem criar vantagem. Primoz Roglic até faz algumas pequenas acelerações, mas tem resposta pronta de… Vingegaard.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Enfin, na subida para o Alto da Foia, vários outsiders tentam a sua sorte, com Laurens De Plus (INEOS Grenadiers), Jan Christen (UAE Emirates), Neilson Powless (EF Education-EasyPost) e Luca Vergallito (Alpecin-Deceuninck), que abrem alguns segundos de vantagem sobre o grupo de favoritos, onde ainda há cerca de vinte ciclistas, mas Roglic e Vingegaard já não têm companheiros de equipa.

A Lidl-Trek toma o controlo da perseguição, mas perde tempo, uma vez que a diferença sobe para 28 segundos a 3 quilómetros da meta. E aumenta quando Jan Christen acelera.

A 2 quilómetros do cume, Jonas Vingegaard lança um ataque, que apenas Primoz Roglic, João Almeida, Romain Bardet e Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek) conseguem seguir.

Mas Christen ataca novamente e parte isolado para a vitória. No grupo dos favoritos, Vingegaard e Roglic cedem perante a ofensiva final de João Almeida, que alcança ainda Laurens De Plus e corta a meta lado a lado com o o companheiro de equipa Jan Christen.

Classificações

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Crédito da imagem: UAE Emirates Twitter – https://x.com/TeamEmiratesUAE/status/1892624677811401120/photo/1

Também vais gostar destes!