No site da 51ª Volta ao Algarve, no live race, a última indicação é: ‘Etapa cancelada, depois de um problema na reta da meta, já no final da etapa’. E explicamos o que aconteceu: último km, pelotão a alta velocidade para a decisão ao sprint. Na última rotunda, falta de marca ou delimitação faz com que a parte da frente do grupo entre no lado errado da avenida da chegada, em Lagos.

PUB
Orbea Genius Dealers

Filippo Gama (INEOS Grenadiers), que nem estava entre os melhores posicionados, foi o primeiro a encontrar a secção certa para a entrada n areta da meta, e sprintou para uma das vitória mais caricatas da sua carreira, seguramente. Vídeos abaixo:

PUB
Beeq E-Bikes

Nesses últimos kms, equipas como a Lotto Dstny, a Tudor Pro Cycling e a EF Education-EasyPost organizaram-se para lançar Arnaud De Lie, Alberto Dainese e Madis Mihkels. Mas o numeroso grupo de ciclistas que era encabeçado por estes acabou por seguir a desvio destinado aos carros de apoio, saindo do percurso oficial.

Ganna foi um dos poucos a manter-se na rota correta, garantindo uma vitória inesperada, e à frente de Romain Grégoire (Groupama-FDJ) e Jan Christen (UAE Team Emirates-XRG), que chegaram um segundo depois. A etapa viria a ser cancelada, como já referimos.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Um erro lamentável e cujas consequências ainda estarão por determinar. E uma pena que acontece na “nossa” Volta ao Algarve, talvez a melhor das corridas no seu escalão neste momento… Alguns dos corredores que seguiram a rota errada saltaram as barreiras para regressar à reta da meta e concluir a prova, aumentando ainda mais a confusão. Notícia em atualização.

Ora, mas antes disso houve mais etapa, a primeira da prova, disputada entre Portimão e Lagos, e ao longo de 192,2 km, embora sem grandes “acontecimentos” a não ser a fuga composta maioritariamente por ciclistas portugueses.

Gonçalo Oliveira, Francisco Morais, Carlos Miguel Salgueiro, Francisco Campos, Noah Campos e Diogo Narciso estiveram na frente durante grande parte da etapa, antes de serem alcançados a 24 km da chegada pelo trabalho das equipas mais “mexidas” no pelotão.

Mais info e classificações:

Também vais gostar destes!