Na quinta etapa da Volta a Portugal, o ciclista estadunidense Hugo Scala Jr (Project Echelon Racing) emergiu como o grande vencedor na chegada a Bragança, depois de um sprint final emocionante contra o português Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense).

PUB
Pirelli

Entre Penedono e Bragança o pelotão percorreu 177 kms que, ao início, se esperavam disputados ao sprint. Contudo, a situação de corrida foi diferente, e a fuga vingou na 85ª edição da Volta a Portugal.

E logo nos primeiros kms surgiu na frente da corrida Julius Johansen (Sabgal-Anicolor) foi quem teve a iniciativa de encetar a fuga e, que viria a ser acompanhado por mais 11 ciclistas.

PUB
Specialized Levo

Neste numero grupo fugitivo contávamos com: Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Andrew Vollmer (Illes Balears Arabay Cycling), Ángel Fuentes (Burgos-BH), Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense), Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma), Hugo Scala Jr (Project Echelon Racing), José Félix Parra (Equipo Kern Pharma), Luís Mendonça (Sabgal-Anicolor), Xavier Cañellas (Euskaltel-Euskadi) e Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho).

A vantagem chegou mesmo a ser de quase 6 minutos para o pelotão, o que fez soar os alarmes para a equipa do camisola amarela. No entanto, foram as equipas do Louletano-Loulé Concelho e Caja Rural que mais esforço aplicaram na (tentativa de) anulação da fuga.

Na aproximação aos 15 kms finais o pelotão parecia desorganizado e, com isso, o grupo fugitivo seguia a bom ritmo para a vitória na etapa. com um grupo numeroso, os ataques surgiram, com destaque para o de Julius Johansen que o isolou na companhia de Fábio Costa e Hugo Scala.

Nos últimos metros Johansen cede terreno após aumento de ritmo de Fábio Costa, mas, na meta, foi Hugo Scala quem levou a melhor.  Afonso Eulálio, apesar do esforço do pelotão para reduzir a diferença, manteve a camisola amarela, continuando a liderar a classificação geral.

Mais info:


Crédito imagens: Volta a Portugal / Matias Novo / Podium Events

Também vais gostar destes!