A etapa rainha da Volta a Portugal nunca desilude, e hoje, à terceira etapa da 85ª edição da grandíssima, Sergio Chumil (Burgos-BH) vence como o último resistente da fuga no alto da Torre, e Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense) assume a liderança da classificação geral.

PUB
Orbea Genius Dealers

O arranque com início no Sabugal levava os ciclistas a percorrer 161,2 quilómetros que iriam terminar na mítica Serra da Estrela. O dia ficou marcado por um numerosa fuga, que com o chegar da dureza da Serra, começou a perder fôlego…

A 15 quilómetros do topo, o pelotão principal ainda contava com quase 30 elementos, e, para espanto de muitos, Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor) já havia perdido contacto.

PUB
Prototype

Aproveitando a situação, Afonso Eulálio lançou o seu primeiro ataque, ao qual o camisola amarela Colin Stüssi (Team Vorarlberg) na roda. No entanto, Afonso Eulálio atacou novamente, ultrapassando todos os ciclistas da fuga do dia, exceto Chumil, que se negou a colaborar com o jovem ciclista português.

Afonso Eulálio rebocou Chumil até ao último quilómetro, e o ciclista da Burgos-BH arrecadou a vitória de forma fácil. Cá mais atrás, Colin Stussi “ganhou nova vida” e arranca sozinho, o que, efetivamente, deu para recuperar algum tempo, já que estava a perder 2 minutos… Ainda assim, chegou com 1m35s para o primeiro classificado.

Top-10

Afonso Eulálio passa do final do top-10 para envergar a camisola de líder amanhã. Stussi segue na segunda posição da geral, a 11 segundos do português. Jon Agirre (Equipa Bern Pharma) é agora terceiro, a 13 segundos.

Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA) reforçou a sua posição como líder entre os jovens, enquanto Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) manteve-se à frente na geral por pontos. A classificação por equipas é liderada pela AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Mais info:


Crédito imagens: Volta a Portugal / Matias Novo / Podium Events

Também vais gostar destes!