Pouco menos de duas semanas após a corrida de fundo do Campeonato do Mundo (domingo, 29 de setembro) terá lugar o quinto e último Monumento da temporada de 2024: a Volta à Lombardia!

PUB
Specialized Levo

Sábado, dia 12 de outubro, 175 corredores partirão para a 118ª edição da clássica das ‘Folhas Mortas’ – alcunha que partilha com a Paris-Tours, que se disputará seis dias antes -, que arranca de Bergamo para 250 quilómetros até Como, que acolherá a meta pela 38ª vez no historial da corrida italiana.

O percurso foi divulgado na terça-feira pela empresa organizadora, RCS Sport.

 

PUB
Nova Trek Supercaliber

São oito as subidas que terão de ser ultrapassadas nesta edição de 2024 da Il Lombardia, incluindo quatro nos últimos 100 quilómetros: Sella di Osigio (5 km a 5,7%), Madonna del Ghisallo (6,3 km a 4,1%), Colma del Sormano (12,9 km a 6,4%) e San Fermo della Battaglia (2,7 km a 7,2%), estando o cume desta última subida a apenas 5,3 quilómetros da meta.

Ausência notada no percurso de 2024 é a subida de Civiglio, que não pode ser percorrida devido a um deslizamento de terras ocorrido no dia 15 de maio e que danificou consideravelmente a estrada.

O final será, por isso, menos duro do que o previsto, mas não será necessariamente menos espetacular, uma vez que os grandes favoritos, incluindo o tricampeão Tadej Pogacar (UAE Emirates), estarão certamente interessados a apontar para Sormano, a quase a 50 quilómetros do final, as suas primeiras movimentações.

Além do percurso, os organizadores revelaram ainda os nomes das 25 equipas que vão competir nesta Volta à Lombardia de 2024. Às dezoito WorldTeam e às três ProTeams selecionadas automaticamente (Lotto Dstny, Israel-Premier Tech e Uno-X Mobility) juntam-se a Team Corratec-Vini Fantini, VF Group-Bardiani CSF-Faizanè, Team Polti Kometa e Tudor.


Crédito da imagem: Tour da Lombardia

PUB
Beeq

Também vais gostar destes!