A terceira etapa da Volta a Itália é na verdade a verdadeira oportunidade para os sprinters e, dadas as circunstancias, o pelotão seguiu calmo e sereno…

PUB
Beeq

Os 166 kms entre Novara e Fossano ofereciam o terreno predileto para os homens mais rápidos da Volta a Itália. A corrida pouco ou nada ofereceu aos espectadores na sua grande maioria, com o pelotão a adotar um ritmo calmo e uma média bastante abaixo do que vimos nas duas etapas anteriores.

Ainda assim assitmos a um grupo de “corajosos” que tentaram a sorte: Andrea Piccolo (EF Education-Easy Posto),  Jimmy Janssens (Alpecin-Deceuninck), Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Lilian Calmejane (Intérmarche-Wanty). O ciclista da Intermarché levou ainda o primeiro lugar na única meta montanha da jornada, sendo pouco depois apanhado.

Jonathan Milan (Lidl-Trek) mostrava-se forte ao conquistar dois sprints intermédios com à vontade e sem grande oposição.

PUB
Nova Mondraker Arid

Aquilo que se fazia prever uma etapa tranquila até ao risco de meta, vê-se animada por uma mudança de rimo repentina e com vento à mistura. O pelotão fica cortado em vários grupos.

Tadej Pogacar (UAE Emirates) não corria riscos e manteve-se bem colocado, assim como os seus rivais mais próximos. Por outro lado, o líder da juventude, Cian Uijtdebroeks fica num terceiro grupo… Após o susto existe um reagrupar do pelotão.

Mais à frente é o atual maglia rosa quem se faz ao sprint intermédio na procura de segundos extra. A Ineos Grenadiers defende-se e Geraint Thomas (Ineos-Grenadiers) faz também terceiro.

Os últimos 10 kms são feitos a alta velocidade e com algum nervosismo à mistura, não fossem três pequenos topos constarem no traçado final da terceira etapa.

Mikkel Honoré (EF Education-Easy Post) ataca a 4 kms da meta ainda na última dificuldade. Contudo, leva na roda Pogacar e Geraint Thomas, que apenas são apanhados nos derradeiros 500 metros finais…

Ao sprint o homem rápido da Soudal- QuickStep, Tim Merlier, foi o mais forte após um desfecho emocionante e imprevisivel. Jonathan Milan é segundo e Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) fechou o pódio.

Na classificação geral é Tadej Pogacar quem mantém a camisola rosa.

Mais info:


Créditos imagens: website Giro de Itália

Também vais gostar destes!