O começo “irreverente” da 107ª Volta a Itália volta a presentear-nos com uma grande corrida até à linha de meta já na segunda etapa. A chegada ao Santuario di Oropa viu vencer Tadej Pogacar (UAE Emirates) após um furo e… um ataque furtivo!

PUB
Pirelli

Na terra de San Francesco al Campo foi dado o tiro de partida para mais uma emocionante etapa com 161 kms de extensão. Contudo, os muitos ataques e com muitas equipas a quererem fazer-se representar na fuga do dia, fez com que percorridos poucos kms tivéssemos cinco corredores destacados.

O grupo fugitivo era constituido por: Martin Marcellusi e Filippo Fiorelli (Bardiani CSF Faizanè), Andre Piccolo (EF Education-Easy Post), Davide Bais (Team Polti Kometa) e Christian Scaroni (Astaną).

A etapa seguiu controlada pelo pelotão que era encabeçado à vez pela equipa da UAE Emirates e Ineos-Grenadiers, permitindo aos fugitivos atingir uma diferença que chegou a rondar os 3m29s.

Na frente Fiorelli passa em primeiro na contagem dos pontos intermédia e repete a façanha na meta montanha Intergiro.

Atrás, o pelotão começa a apertar o ritmo e a diferença a cair para a frente da corrida. Por outro lado, o grupo de fugitivos começa a medir forças, e, Andrea Piccolo arranca a solo e sem resposta. O ciclista da EF Education-Easy Post passa em primeiro no alto da Oasi Zegna e também na contagem de Nelva. Segue isolado até à última dificuldade do dia onde é alcançado.

A aproximação à mítica subida do Santuario di Oropa faz-se de forma furiosa e com alguns azares à mistura. Sendo o principal afetado Tadej Pogacar, que sofre um furo na roda da frente e chega mesma a cair a 11 kms do fim. Ainda assim consegue retomar a posição no pelotão rapidamente.

PUB
Prototype

Pogacar chega ao pelotão e a UAE Emirates imprime ritmos que desfazem por completo o grupo dos favoritos. Rafal Majka (UAE Emirates) serve de rampa de lançamento para o ataque de Pogacar, que, apesar de levar na roda Ben O’Connor (Decatlhon AG2R La Mondiale Team) e Gerainth Thomas (Ineos-Grenadiers), estes pouco tempo aguentam na roda do esloveno…

Pogacar segue então “tranquilamente” até à meta, conquistando a primeira etapa na Volta a Itália 2024. Martínez (Bora-Hansgrohe) fecha no segundo posto, a 27 segundos, e Thomas fecha o pódio também a 27 segundos.

Feitas as contas da geral, Pogacar é agora lider com 45 segundos de vantagem para o britânico Geraint Thomas, que ocupa o segundo lugar, e o mesmo tempo para Daniel Martínez, que é terceiro.

Classificação geral após etapa 2

Filippo Fiorelli assume a vantagem na classificação dos pontos (42 pontos); Pogacar é lider na montanha (51 pontos); e Cian Uijtdebroeks (Visma Lease-a-Bike) é lider da juventude.

Mais info:


Crédito imagens: website Giro de Itália

Também vais gostar destes!