Golpe duro para Jonas Vingegaard na primeira etapa dos Pirenéus. O dinamarquês, que vinha de uma injeção de moral na jornada do Puy Mary, que venceu ao sprint após recuperar quase 40 segundos para Tadej Pogacar, este sábado foi essa desvantagem que acumulou na meta para o esloveno, que esteve irresistível.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O líder da Visma-Lease a Bike perdeu 39 segundos (+4 segundos de bonificações). Depois de ter sido batido por novo ataque fulminante do camisola amarela, a 4,5 quilómetros do final do Plat d’Adet, Vingegaard ainda resistiu a cerca de 10 segundos de Pogacar durante pouco mais de um quilómetro, mas depois começou a ceder e viu aumentar o atraso na classificação geral para 1.57 minutos.

Diferença decisiva? Importante, sim, decisiva, longe disso. Há ainda muito para correr neste Tour e o mais difícil está por vir. Este domingo e na terrível última semana. Um dia de fraqueza de Pogacar poderá deitar-lhe tudo a perder e ele sabe disso, por experiência própria.

De qualquer modo, pelo que se viu essencialmente nesta etapa será uma semana mais difícil para Vingegaard do que para Pogacar. Apesar de o vencedor da Grande Boucle em 2022 e 2023 continuar com um discurso positivo.

“Tive um bom desempenho, por isso não posso ficar desapontado. Por outro lado, estou desapontado por ter perdido 40 segundos. Amanhã [domingo] é outro dia, que deve adequar-se melhor a mim”, disse Vingegaard.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

O facto de o nórdico continuar a dizer ‘que amanhã é que é’, não poderá ser bluff. Não faz sentido. A não ser que seja engodo ao adversário, para que continue a atacar e a gastar energia, o que disse que nunca deixará de fazer, porque é a sua maneira de correr e que não sabe fazê-lo de outra.

 

“Sabemos que Pogacar tem uma explosividade enorme e que os últimos 3 quilómetros mais planos da subida (Plat d’Adet) combinavam melhor com as suas características, porque ele tem mais potência pura do que eu, mas aproximei-me nas partes mais íngremes. Sim, será uma etapa mais difícil este domingo…”. Quem fala assim!


Crédito da imagem: Visma Lease a Bike Twitter – https://x.com/vismaleaseabike/status/1812151104714522661/photo/1

Também vais gostar destes!