O penúltimo dia de competição na 111ª edição da Volta a França viu vencer (novamente e pela quinta vez) o camisola amarela: Tadej Pogacar! O ciclista esloveno acrescenta mais uma vitória ao palmarés, num dia em que João Almeida defendeu o quarto posto à geral.

PUB
Orbea Genius Dealers

A 20ª etapa da Volta a França trazia somente 132 kms de extensão mas, contudo, os ciclistas tinham quatro contagens de montanha (três delas de primeira categoria) para ultrapassar.

Com várias iniciativas e grupos a tentar sair do pelotão (também com disputa acesa pela classificação da montanha) o grupo fugitivo consolidou-se a faltar cerca de 80 kms para o fim da etapa.

Richard Carapaz (EF Education Easy Post) assegurou a vitória da camisola da montanha ao lutar pelos pontos disponíveis pela etapa, sendo matematicamente impossível perder a camisola para Pogacar.

Contudo, e apesar dos mais de 3 minutos de vantagem para o pelotão, a Soudal Quick-Step trazia ambições de testar Jonas Vingegaard pelo seu segundo lugar. O trabalho refletiu-se num aproximar muito rápido dos homens da frente…

Com o pressentir do rápido aproximar do pelotão, Carapaz e Enric Mas são quem se movimenta na frente. Os dois ciclistas abrem espaço para os demais companheiros de fuga, contudo, a picardia entre os dois não beneficiou a iniciativa, que viu a diferença reduzir para abaixo de um minuto muito rápido.

Mikel Landa foi quem lanou o ataque de Remco Evenepoel, e o ciclista espanhol despedaçou por completo o grupo do camisola amarela. João Almeida mantinha-se entre os melhores e momentos depois entrou ao serviço.

Remco Evenepoel e a sua equipa fizeram um trabalho incrível! Mas Jonas Vinegaard respondeu, e respondeu muito bem, levando apenas consigo na roda Tadej Pogacar.

O primeiro e segundo classificado da Volta a França 2024 seguiram juntos até aos metros finais, ultrapassando inclusiva Enric Mas e Richard Carapaz.

Vingegaard puxou o camisola amarela até à entrada do último quilómetro, aumenta a diferença para Remco. Pogacar acelerou nos metros finais sem qualquer resposta do dinamarquês e venceu a quinta etapa na 111ª edição da Volta a França.

Jonas Vinegaard foi segundo e Richard Carapaz fechou o pódio da etapa. João Almeida fechou na sexta posição a 1m27s do vencedor e colega de equipa, ganhando 5 segundos a Mikel Landa.

Top-10 após a Etapa

 

 

 

Mais info:


Créditos imagem principal: Volta a França

Também vais gostar destes!