Richard Carapaz (EF Education Easy-Post) vence na Volta a França e escreve o seu nome no livro daqueles que já venceram nas três grandes voltas. Na luta pela geral Vingegaard (Visma Lease-a-Bike) foi testado pelos seus rivais direto…

PUB
Prototype

O dia fica marcado pela vitória da fuga e pelos ataques finais entre os três primeiros classificados da geral. A 17ª etapa da Volta a França apresentava um dia de média montanha num traçado de 177 kms, com as principais dificuldades à espera dos ciclistas nos 40kms finais.

Rapido, muito rápido, foi assim o inicio da corrida em Saint Paul Trois Châteaux, com muitas tentativas de fuga a não terem sucesso. Contudo, a 110 kms do fim, um quarteto consegue deixar o pelotão a cerca-se 1 minuto…

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

A situação de corrida não agradava a todos e com isso os ataques eram constantes. O facto interessante, é que as equipas da geral se abstinham desta disputa acesa, mas, ainda assim, os líderes foram chamados a responder a cortes no pelotão.

PUB
Giant TCR 2024

O quarteto mantinha a liderança, e no pelotão iria-se discutir a renhida classificação dos pontos. Embora o sprint fosse para o quinto lugar, Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) levou a melhor sobre Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).

Ultrapassada esta classificação intermédia temos um grupo de 48 ciclistas em modo perseguidor… Sim, isso mesmo: um grupo perseguidor com 48 unidades, mas sem perigo para a geral. A partir daqui o grupo do camisola amarela “desliga-se” da corrida e a diferença chega aos 8 minutos.

Os 20 kms finais chegam com os quatro homens da frente a iniciar a subida do Col du Noyer com 41 segundos de vantagem sobre os perseguidores. Madouas (Groupama FDJ) e G.Martin (Cofidis) já seguiam em posição intermédia, pouco depois Simon Yates (Jayco AIUIa) lança-se para a frente sem resposta.

Richard Carapaz responde passados alguns metros e, de forma impressionante, alcança Simon Yates. Ainda antes do final da subida, o ciclista da EF Education arranca a sozinho, iniciativa que iria ditar a vitória na etapa.

Simon Yates terminou em segundo e Enric Mas (Movistar team) fechou ainda no terceiro posto da etapa.

No grupo dos favoritos rodava-se de forma fácil e sem grande preocupação com a discussão da etapa ou geral. Mas, tudo mudou. Tadej Pogacar (UAE Emirates) decide testar os adversários também no Col du Noyer e iniciou a descida co alguma vantagem sobre Remco Evenpoel (Soudal QuickStep) e Jonas Vingegaard.

Os três primeiros da geral voltam a unir-se durante a descida, mas Remco queria mais! Na última dificuldade, e ao sentir um Vingegaard no limite, Remco ataca para recuperar 15 segundos para o segundo posto. Pogacar faz o mesmo nos metros finais e ganha dois segundos sobre o líder da Visma…

João Almeida mantém o quarto lugar na classificação geral da Volta a França, embora esteja mais longe da entrada no pódio.

Top-10 após a etapa

Mais info:


Crédito imagens: Volta a França

Também vais gostar destes!