O regresso após o segundo dia de descanso era dedicado aos homens mais rápidos da 111ª edição da Volta a França. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) levou a melhor no risco de meta, após queda de Biniam Girmay (Intermarché-Wanty).

PUB
Orbea Genius Dealers

Os 188 kms entre Gruissan e Nîmes não ofereciam grandes dificuldades ao pelotão da Volta a França 2024. Apesar de algumas iniciativas na parte inicial da 16ª etapa, a fuga não se formou, o que levou a mais uma situação de corrida pouco competitiva…

Já com menos de 100 kms para a meta o grupos seguia junto e coeso, sem grandes sinais de tentativas de fuga. A aproximação à meta volante agitou um pouco a corrida, com uma disputa acessa entre os principais candidatos à camisola verde.

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Bryan Coquard (Cofidis) foi o primeiro a cruzar a classificaria, seguido por Jasper Philispen e Biniam Girmay, respetivamente em segundo e terceiro.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Com o desacelerar após o sprint, Thomas Gachignard (Total Energies) arranca sozinho para a frente da corrida. O ciclista francês manteve a sua iniciativa apesar de não receber a ajuda de mais ninguém, tendo conseguido alcançar quase dois minutos de vantagem…

 

Gachignard passou ainda em primeiro no Côte de Fambetou, uma quarta categoria. A partir daqui a diferença começou a cair gradualmente e o ciclista viria a ser apanhados nos kms seguintes.

A aproximação à meta faz-se ferozmente por parte do pelotão. As estradas largas dão lugar a estradas mais estreitas, num final marcado pela existência de várias rotundas. Tadej Pogacar (UAE Emirates) preferiu evitar riscos e ficou-se pela parte de trás do grupo.

Os comboios estão a funcionar e um dos melhores posicionados para a passagem da última rotunda é Biniam Girmay mas, o ciclista e atual líder da camisola dos pontos cai de forma inesperada contra as barreiras.

Com este cenário quem poderia beneficiar era Jasper Philipsen, que poderia encurtar em muito a diferença para Biniam. Liderado por Mathieu Van der Poel (Alpecin-Deceuninck) Jasper não deixou nada para niguém e ganhou confortavelmente.

Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) faz segundo e Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) fecha o pódio.

Na classificação geral as contas mantém-se inalteradas, contudo, nos pontos, Jasper Philispen está agora a apenas 32 pontos de Biniam Girmay.

Mais info:

Também vais gostar destes!