Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) volta a vencer na Volta a França 2024. Por outro lado, Primoz Roglic e Juan Ayuso abandonam a prova, num dia marcado por Adam Yates na fuga…

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

A 13ª etapa da 111ª edição da Volta a França decorreu entre Agen e Pau, um dia que na teoria não traria grandes preocupações para os homens da classificação geral.

O dia começa com dois importantes abandonos: Primoz Roglic (RedBull Bora Hansgrohe) não se apresentava em condições de continuar após a queda de ontem e, Juan Ayuso (UAE Emirates) não se aguentou por muito tempo no pelotão, após ter dado positivo à Covid-19…

PUB
Specialized Levo

Os 165 kms não ofereceram grandes dificuldades, mas o vento decidiu vir “jogar” com o pelotão da Volta a França e, como tal, tivemos espetáculo! A fuga inicial contava com 23 corredores inseridos e, mais importante, um sorrateiro Adam Yates (UAE Emirates).

O cenário beneficiava a Emirates e fez soar os alarmes no pelotão, coma Visma Lease-a-Bike a ter de ser chamada ao trabalho, apesar dos mais de 7 minutos de diferença do britânico. Contudo, a equipa de Jonas Vingegaard levou a perseguição a outro patamar…

A Visma aproveitou a situação para partir por completo a corrida. O vento forte lateral foi também um grande aliado mas, a tática da equipa deu resultados e deixou inclusive a Ineos-Grenadiers em sufoco. Entretanto a fuga seguia controlada a um minuto.

A faltar cerca de 50/60 kms para a linha de meta, as condições planas e em qualquer abrigo para os ciclistas permitiram repetir a façanha dos cortes no pelotão. Desta feita um ação conjunta entre a UAE Emirates e a Visma.

Kwiatowski, Julien Bernard, Cees Bol e Magnus Cort Nielsen foram o quarteto que resistiu mais tempo na frente, mas que dado o elevado ritmo não tiveram hipótese. Após a fuga ser alcançada assistimos a várias tentativas de encetar nova fuga.

A aproximação à meta faz-se a um ritmo frenético e em grupo reduzido. Jasper Philipsen não desperdiçou outra oportunidade para vencer, por outro lado, Wout Van Aert (Visma Lease-a-Bike) volta a ser segundo na etapa. Pascal Ackermann (Israel Premier Tech) fecha o pódio.

Na classificação geral existem apenas alterações relativas aos abandonos de prova e Tadej Pogacar (UAE Emirates) mantém-se líder.

 

Mais info:

Também vais gostar destes!