Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) já havia escrito o seu nome na 79ª edição da Volta a Espanha, mas, hoje, o ciclista espanhol bateu-se com os melhores do mundo para vencer a mais dura etapa da Vuelta: Castrillo bisou no alto do Cuitu Negru!

PUB
Nova Mondraker Arid

A 15ª etapa da Volta a Espanha trazia consigo o “terror” do Cuitu Negro, uma subida que apresenta pendentes de 25% e que prometia abanar as contas da geral.. E como se não bastasse, a etapa de 142 quilómetros ainda apresentou várias contagens de montanha.

A fuga do dia consolidou-se após a passagem das duas primeiras subidas do dia: Alto de la Colladiella e o Alto de Santo Emiliano. Na frente constavam cerca de 20 corredores.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

No pelotão o ritmo era duro, e a UAE Emirates fez parte dessa seleção “natural” do pelotão, trabalho que foi continuado pela Soudal Quick-Step de Mikel Landa.

Na frente da corrida, o grupo fugitivo vê-se diminuído a apenas 7 ciclistas, fruto do trabalho da UAE Emirates por parte de Jay Vine. Pavel Sivakov encabeça agora a corrida e, após um ritmo “infernal” à entrada da última subida, apenas seguem na sua roda Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) e Aleksandr Vlasov (Red Bull-Bora-Hansgrohe).

Os 3 quilómetros finais eram os mais temidos e difíceis do dia, onde as pendentes ultrapassavam os 25%… Num ato de coragem e boa forma física, Castrillo atacou, mas atacou com certezas!

No último quilómetro, Vlasov ainda consegue alcançar o jovem ciclista espanhol, mas Castrillo tinha mais para dar, e, ataca novamente, cruzando a meta no alto do Cuito Negru em primeiro lugar e ancorando a segunda vitória em etapa na Volta a Espanha 2024. Vlasov foi segundo, e Sivakov terceiro na etapa.

No pelotão a luta pela geral ganhava ânimo! Primoz Roglic (RedBull Bora-Hansgrohe) efetua uma troca de bicicleta “especial”, e fica aos comandos de uma Specialized com um monoprato e cassete de BTT… Detalhes para as pendentes finais!

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Mikel Landa foi o primeiro a atacar a cerca de 4 quilómetros do fim. Ben O’Connor (Decathlon-Ag2r La Mondiale) respondeu prontamente, mas, pouco depois, Roglic vai sozinho e pouco depois recebe a companhia de Enric Mas, e chegam os dois juntos ao topo da subida.

O’Connor perde 38 segundos para esta dupla “aliada” e segura a camisola vermelha à entrada do segundo dia de descanso da Volta a Espanha.

Top-10

Mais info:


Créditos imagens: La Vuelta

Também vais gostar destes!