A 11ª etapa da Volta a Espanha 2024 trazia consigo várias montanhas de segunda categoria e que se imaginavam muito complicadas para a classificação geral. Contudo, a vitória nasceu da fuga com Eddie Dunbar (Jayco AIUIa) a lançar um potente ataque! O’Connor cedeu…

PUB
Prototype

O traçado desta etapa realizada em torno de Campus Tecnologico Cortizo in Padron, contava com 166 quilómetros de extensão, e as suas caracteristicas fizeram muitos sonhar com a vitória na etapa… Mais precisamente 39 ciclistas encerram a grande fuga do dia.

Neste iniciativa constavam nomes como: Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Jhonatan Naraez, Brandon Rivera (Ineos Grenadiers), Carlos Verona (Lidl-Trek), Eduardo Sepulveda (Lotto-Dstny), Pelayo Sanchez (Movistar), Eddie Dubar e Filippo Zana (Jayco AlUla), etc.

PUB
Specialized Levo

Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck) não satisfeito com esta situação, ataca a fuga e segue em solitário, abrindo espaço e 1 minuto para o, agora, grupo perseguidor liderado pela Israel Premier Tech.

PUB
KTM E-Bikes BTT

Meurisse é alcançado a 32 kms do fim, e a diferença para o pelotão do camisola vermelha ronda os 6 minutos, com a Decatlhon AG2R La Mondiale a controlar os andamentos.

Verona, Zana e Berrade tentam distanciar-se na última dificuldade do dia, mas n aproximação à meta existe um reagrupar de vários ciclistas da fuga. Eddie Dunbar não hesitou e lançou um potente ataque a 500 metros do fim. O suficiente para vencer na Volta a Espanha!

Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck) foi segundo e Max Poole (Team DSM-firmenich PostNL) fechou o pódio.

No pelotão, e neste mesma última subida, a corrida ficou animada com a presença da Red Bull Bora-Hansgrohe que jogou taticamente o dia todo. A entrada a “todo o gás” esticou por completo o grupo.

PUB
Orbea Genius Dealers

Primoz Roglic e Enric Mas (Movistar) atacam e Ben O’Connor (Decathlon-AG2R La Mondiale) perde terreno… Matthias Skjelmose (Lidl-Trek), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), David Gaudu (Groupama-FDJ) e Mikel Landa (T-Rex Quick-Step) ainda conseguem alcançar o duo da frente antes da descida final, e em colaboração, chegam adiantados.

Richard Carapaz (EF Education Easy-Post), que hoje foi vítima de uma queda,  perde 15 segundos para este grupo, e quanto Ben O’Connor cede 37 segundos na linha de meta.

Top-10

Mais info:


Créditos imagem: La Vuelta

Também vais gostar destes!