Wout van Aert (Visma Lease-a-Bike) inaugurou a segunda semana de competição da Volta a Espanha 2024 com uma vitória saída da fuga do dia. O ciclista belga venceu pela terceira vez e aumentou a vantagem na classificação dos pontos.

PUB
Beeq

Os 160 quilómetros entre Pontearea e Baiona traziam mais de 3000 metros de desnível acumulado positivo. Para trás ficou o calor “infernal” so sul de Espanha, e mais a norte, as temperaturas estavam mais ao gosto dos ciclistas.

Na primeira ascensão do dia ainda não havia fuga formada. Apesar dos ataques, incluindo nomes da geral, o ritmo elevado voltava a reagrupar os pequenos grupos que saíam.

 

 

 

 

PUB
Orbea Genius Dealers

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Na passagem pelo Alto de Fonfría assistimos a três ciclistas com vantagem sobre o pelotão e, pouco depois, a junção de mais dois, o que iria perfazer os cinco elementos que constituíam a fuga do dia.

Eram eles: Wout van Aert, Marc Soler (UAE Emirates), William Junior Lecerf (Soudal Quick-Step), Juri Hollmann (Alpecin-Deceuninck) e Quentin Pacher (Groupama-FDJ).

O quinteto viria a ter ordem de soltura por parte do pelotão e a alcançar uma vantagem superior a 6 minutos. Pela frente seguiram-se as duras contagens de montanha de Alto de Vilachan, Alto de Mabia e Alto de Mougas.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

No pelotão controlava a Decatlhon AG2R La Mondiale, num dia pouco cobiçado pelos rivais e aspirantes à camisola vermelha. A cerca de 60 quilómetros do fim, ainda tivemos algumas equipas a aumentar o ritmo, como a Red Bull Bora Hansgrohe e a EF Education Ease-Post, mas tudo não passou disso…

Na frente discutia-se a vitória da etapa! Wout van Aert aproveita a passagem no sprint intermédio a 30 kms do fim para se lançar na frente, aproveitando a desatenção de ciclistas como Soler. O único a seguir o belga foi Parcher!

No mano-a-mano Van Aert levava clara vantagem, mas Parcher não aproveitou quando o terreno lhe era mais favorável. Na linha de meta, Wout venceu pela terceira vez na 79ª edição da Volta a Espanha. Parcher foi segundo e Soler terceiro.

Na classificação geral as contas mantém-se intactas e Ben O’Connor lidera a corrida de três semanas espanhol com 3m53 sobre Primoz Roglic, e 4m32s sobre Richard Carapaz.

Top-10

Mais info:


Créditos imagens: La Vuelta

Também vais gostar destes!