A 3.ª etapa da Volta à Colômbia brindou-nos com a primeira grande batalha entre os favoritos à vitória final desta 4.ª edição da prova.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Os corredores percorreram um duro circuito de 142 quilómetros traçado ao redor da cidade de Tunja, que permitiu fazer uma primeira seleção entre os homens fortes da corrida. E o vencedor terá sido mesmo o homem mais em forma do momento nas estradas colombianas, o recente campeão nacional de fundo Alejandro Osorio (GW Erco Shimano).

Osorio impôs-se ao compatriota Rodrigo Contreras (Nu Colombia), segunda classificado como o mesmo tempo e o novo líder da classificação geral. Entre os ‘headliners’ deste rebatizado Tour da Colômbia, Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost) foi terceiro e Egan Bernal (Seleção Colombiana) quinto, igualmente com o mesmo registo do vencedor e conseguindo assim ganhar alguns segundos preciosos para rivais diretos como Nairo Quintana (Movistar), Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) ou Harold Tejada (Astana Qazaquistão).

 

Desde o início da etapa assistiu-se a uma corrida animada, com dois corredores a formarem a fugado dia, Bernardo Suaza (Petrolike) e David Santiago Gomez (Team SisteCrédito). Atrás, a EF Education-EasyPost controlava a distância desde o pelotão.

Chegados ao final e os dois fugitivos são absorvidos e os atacantes partem para a ofensiva, aproveitando a irregularidade do revelo do circuito final. O pelotão reduz-se a cerca de trinta corredores a 20 quilómetros da chegada, mas os ataques sucedem-se, com alguns dos favoritos, como Richard Carapaz a tentarem a sua sorte.

 

EF Education-EasyPost tenta pressionar o camisola amarela Harold Tejada (Astana). A 10 quilómetros da meta, este grupo explode completamente deixando apenas oito ciclistas na cabeça. E que octeto! Rigoberto Uran (EF Education-EasyPost), Egan Bernal (Seleção Colombiana), Ivan Sosa (Movistar), Rodrigo Contreras (Nu Colombia), Alejandro Osorio, Adrian Bustamante (GW Erco Shimano), Jonathan Caicedo e Edgar David Cardena (Petrolike).

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

No entanto, o entendimento no grupo é fraco, e impacientes, Contreras, e depois Osorio, conseguem escapar a dois quilómetros da chagada, discintindo entre ambos a vitória em sprint. O campeão colombiano foi mais rápido e ficou com o triunfo na etapa, enquanto Contreras veste a camisola amarela na etapa quarta etapa.

Refira-se que o veterano espanhol Oscar Sevilla foi vítima de queda a 500 metros da meta e abandonou a corrida.


Créditos da imagem: Federação Colombiana de Ciclismo – https://federacioncolombianadeciclismo.com/tour-colombia-2024-el-campeon-nacional-alejandro-osorio-triunfa-en-tunja-y-rodrigo-contreras-es-el-nuevo-lider/?fbclid=IwAR0vAe1x7fcOHxyt4NUG56tUJKl9Pr1ihIfPBBK5clhSGdoIudqbsAKitvg

Também vais gostar destes!