Primoz Roglic bateu Juan Ayuso na etapa final e venceu a Volta à Catalunha! A um segundo do espanhol da UAE Emirates no início da tirara este domingo, o esloveno da Red Bull-BORA-hansgrohe atacou a 20 quilómetros da chegada e deu um verdadeiro recital ‘a solo’ para vencer tanto a etapa como a classificação geral! 

PUB
Equipamentos GSG

 Como seria de esperar, os primeiros quilómetros foram desde logo muito importantes, uma vez que dois sprints intermédios com bónus de 3, 2 e 1 segundos foram arduamente disputados ainda antes da entrada no circuito final em torno de Montjuic.  

No primeiro sprint, foi a Red Bull-BORA-hansgrohe que superou Juan Ayuso, já que Primoz Roglic assumiu a liderança, lançado pelo seu companheiro de equipa Nico Denz, com o espanhol a ficar apenas em 3º lugar.  

Roglic assumiu assim a liderança na classificação geral provisória com uma diferença de um segundo para Ayuso. Mas a situação inverteu-se durante o segundo sprint, pois desta vez foi o espanhol a ficar em primeiro lugar… à frente de Denz e Roglic. Liderança igualmente por um segundo. 

Tudo se decidiu no circuito final, com seis voltas e outra tantas subidas a Montjuic (2,5 km a 4,5%). A Red Bull controlou todos os ataques e a três voltas do fim, a mais de 20 quilómetros da meta, Primoz Roglic partiu para o ataque.  

O esloveno esteve muito forte e ninguém conseguiu responder, com Juan Ayuso nas cordas. Um grupo de 30 a 40 ciclistas perseguiu Roglic, mas raramente esteve a menos de 20 segundos do esloveno.  

Ayuso tinha poucos companheiros de equipa para o ajudar e diferença mantém-se. Na subida final, o ritmo acelerou atrás. Lennert Van Eetvelt (Lotto) e Laurens De Plus (INEOS Grenadiers) distanciaram-se e chegaram a estar a dez segundos de Roglic, mas este voltou a distanciar-se na descida e voou rumo à vitória na etapa, a segunda nesta edição, e na geral.  

PUB
Specialized Epic 8

De Plus e Van Eetvelt ficaram em 2º e 3º lugares, a 14 segundos. Enquanto Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) liderou o sprint do pelotão, a 19 segundos. Ayuso fechou-o, derrotado, quedando-se pela segunda posição da geral, a 18 segundos do camisola branca. 

Enric Mas (Movistar Team) fechou o pódio e Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e Lenny Martinez (Bahrain Victorious) completaram o top cinco. 

Classificações  

Crédito da imagem: Volta à Catalunha Twitter – https://x.com/VoltaCatalunya/status/1906305021001466235/photo/1 

PUB
Cube Stereo ONE

Também vais gostar destes!