Nestes primeiros ‘Super’ Campeonatos do Mundo da história reúnem-se as disciplinas mais históricas do ciclismo, a estrada, o BTT ou mesmo pista, mas também as menos divulgadas, como o Gran Fondo, destinado a amadores e disputado em longas distâncias.

PUB
Nova Mondraker Arid

E se a grande maioria dos participantes nos vários eventos é totalmente desconhecida do público especializado, alguns, por outro lado, são bem menos anónimos. É o caso de Jeannie Longo, Alexandre Vinokourov e Sylvan Adams, que participaram nestes Mundiais escoceses… e até conquistaram medalhas nas respetivas categorias de idade.

Segunda classificada na corrida de fundo atrás da britânica Linda Dewhurst, Jeannie Longo desforrou-se na prova de contrarrelógio para 65-69 anos. A maior campeã da história do ciclismo feminino francês dominou totalmente as adversárias, com Dewhurst a ceder 1.18 minutos.

Na competição masculina, também dois ex-profissionais, o cazaque Alexandre Vinokourov e o neerlandês Johnny Hoogerland, subiram ao degrau mais alto do pódio nas provas de fundo para 50-54 anos e 40-44 anos, respetivamente.

Vinokourov, campeão olímpico em Londres 2012 e atual diretor geral da equipa Astana, de 50 anos, venceu a corrida à frente do espanhol Raul Patino, completando os 159 km com 1.927 metros de altimetria em 4.05,22 horas.

De realçar ainda o segundo lugar e respetiva medalha de prata do português Carlos Brito na categoria 45-49.

PUB
Prototype

Lê também:

Oficial: António Morgado é o novo reforço da UAE Team Emirates

Imagens: UCI Twitter

Também vais gostar destes!