Se se está a gostar do frente a frente entre Mathieu van der Poel e Wout van Aert no ciclocrosse, pode-se dizer que é apenas o começo do que aí vem em 2023. O neerlandês da Alpecin-Deceuninck apresentou o calendário para a temporada de estrada e em muito idêntico ao do rival belga.

PUB
Orbea Genius Dealers

A época arrancar no sterrato da Strade Bianche, a 4 de março, corrida eu Van der Poel ganhou em 2021. Depois continuará com um périplo por Itália, seguindo-se o Tirreno-Adriatico (6 a 12 de março) e o primeiro monumento do ano: Milano-Sanremo (dia 18 do mesmo mês). Tudo exatamente igual ao programa de Van Aert (Jumbo-Visma).

Porém, enquanto o belga seguirá depois para as clássicas do pavé, antes dos monumentos Volta a Flandres (2 de abril) e Paris-Roubaix (9 de abril), Van der Poel confirmou apenas a presença nestas duas provas.

A primeira já ganhou duas vezes. Falta Roubaix, mas o ciclista disse em declarações à imprensa local que dá preferência ao “Inferno do Norte”. Quer ganhar ambas, mas lá admite que, não tendo vencido em Roubaix “seria bonito adicionar à lista”.

Quanto à Amstel Gold Race, não surge, para já, no programa, sendo esta uma prova que faz parte da história da carreira de Van der Poel. Foi lá que realizou uma das melhores exibições. É memorável a forma como nunca desistiu, apanhou os fugitivos e venceu em 2019.

Para a segunda metade da temporada, Van der Poel tem dois grandes objetivos: Volta a França e Mundiais. O caminho de preparação para o Tour só tem a Volta a Suíça confirmada, mas poderá surgir mais uma ou outra corrida.

O neerlandês salientou que está focado em chegar em Paris. É que conta com dois abandonos no Tour: em 2021 porque estava a pensar na participação nos Jogos Olímpicos (na vertente de BTT) e em 2022 porque o cansaço de terminar o Giro pesou-lhe nas pernas.

PUB
Garmin

Os Mundiais de Glasgow não podiam faltar, ainda mais depois da forma como saiu da corrida em Wollongong, por razões extra desportivas.

E claro, Tour e Mundiais também estão nos planos de Wout van Aert. Van der Poel até foi a Espanha para realizar o estágio de estrada com a Alpecin-Deceuninck (Van Aert fez o mesmo com a Jumbo-Visma). Porém, o foco ainda se mantém no ciclocrosse e na esperança que recupere das dores nas costas a tempo de estar a 100% para os Mundiais da vertente, já no dia 5 de fevereiro.

Também vais querer ler…

As corridas em que as figuras do WorldTour iniciam a temporada

Fotografia: Photo News/Twitter Alpecin-Deceuninck

Também vais gostar destes!