Alinhando para as clássicas das Flandres uma armada que faria prever a continuidade do domínio exercido nas primeiras corridas de um dia disputadas no norte da Europa esta temporada (em extensão das mais recentes…), a Visma-Lease a Bike sofreu vários reveses, e não apenas o facto de ter ficado sem vitórias na E3 Saxo Classic e na Gent-Welvegem.
🇧🇪 #DDV24
Gearing up for training 💪 pic.twitter.com/SULyDykMGY— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) March 26, 2024
Entre Christophe Laporte, doente, que não deve regressar à competição antes da Paris-Roubaix, Per Strand Hagenes, que fraturou o nariz na E3 Saxo Classic e está fora da campanha das clássicas, e as quedas de Tiesj Benoot, Jan Tratnik e de Wout Van Aert, o que deveria ser mais uma demonstração de capacidade e hegemonia está a tornar-se um pesadelo para a equipa neerlandesa.
🇧🇪 #DDV24
Another classic in Belgium. 😍 Our seven riders for Dwars door Vlaanderen. 👇 pic.twitter.com/sLDtCIeU4W
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) March 26, 2024
Se Benoot e Tratnik não inspiram cuidados, é o caso de Van Aert que mais preocupava os responsáveis da Visma e os adeptos do ciclismo. Diz-se preocupava, porque a formação dos Países Baixos já informou que o belga não tem lesões que o impeçam de dar o seu melhor no próximo domingo, na Volta a Flandres.
🇧🇪 #GW24
Unfortunately, Jan Tratnik was forced to abandon Gent-Wevelgem after a crash. pic.twitter.com/5B3HxTqnq0
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) March 24, 2024
Recorde-se que Van Aert sofreu uma queda durante a E3 Saxo Classic, na sexta-feira, na entrada do Paterberg. O corredor embateu com a roda dianteira num ressalto da berma da estrada e não evitou a queda. O incidente provocou escoriações na mão e na perna direitas. Cinco dias antes de Através da Flandres, esta quarta-feira, e especialmente a pouco mais de uma semana da Volta a Flandres (31 de março), o estado do belga era motivo justificado de preocupações.
Proud of you, @WoutvanAert! 💛 pic.twitter.com/oYbaBZK9G3
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) March 22, 2024
No entanto, esta terça-feira, o diretor desportivo do Visma, Marteen Wynants, refutou que o seu atleta tenha lesões graves. “Uma queda nunca é banal, mas os ferimentos de Wout não são muito graves”, declarou ao Het Laatste Nieuws. “No sábado, assim como Matteo Jorgenson, ele conseguiu fazer alguns quilómetros no dia seguinte à corrida. Agora, vai descansar um pouco e digerir o treino em altitude”, esclareceu o dirigente.
Espera-se, portanto, que Van Aert esteja presente na quarta-feira na Através da Flandres, corrida que antecede a Volta a Flandres e mais um duelo com o seu arquirrival Mathieu van der Poel.
Créditos da imagem: Visma-Lease a Bike Twitter – https://twitter.com/vismaleaseabike/status/1771203375410946421/photo/1