Jan Ullrich angariou mais de 40.000 euros para ajudar crianças na Ucrânia, ao leiloar a sua Pinarello amarela personalizada do Tour de France de 1998. O alemão submeteu a bicicleta a licitações no mês passado e o leilão terminou, agora, com um valor final de 40.100 euros.

PUB
Prototype

A instituição de caridade escolhida é a organização alemã ‘Ein Herz für Kinder’ (Um Coração para Crianças), com o dinheiro destinado às crianças fustigada pela guerra na Ucrânia.

Ullrich nunca correu com o exemplar da Pinarello, que foi produzida em antecipação, perspetivando a sua vitória consecutiva do Tour de França, o que não veio a acontecer. Em 1998, após o triunfo na Grande Boucle um ano antes, o germânico da Telekom foi batido pelo italiano Marco Pantani. Apesar de ter envergado a camisa amarela até à célebre etapa de Les Deux Alpes em 1998, Ullrich manteve sempre a bicicleta rosa, branca e preta da Telekom.

A bicicleta leiloada destaca-se pela pintura do quadro, do avanço e a fita de guiador amarelas e uma placa identificativa com o nome de Jan Ullrich no tubo superior e a assinatura do alemão no avanço. A máquina está montada com grupo Campagnolo Record e rodas de carbono da empresa italiana.

“Estou a leiloar uma bicicleta especial da minha carreira para a campanha ‘A Heart for Children’, que ajuda e apoia crianças doentes e órfãs na Ucrânia”, anunciou Ullrich quando colocou a bicicleta a leilão. “Por favor, contribua para esta tentativa de aliviar, pelo menos um pouco, o sofrimento e as dificuldades das crianças na Ucrânia”, acrescentou o antigo corredor alemão.

PUB
Garmin

Ullrich não é o único ex-ciclista profissional a leiloar objetos pessoais para ajudar nos esforços humanitários na Ucrânia. O compatriota Tony Martin está a vender a sua medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012, com o prazo de licitação a terminar hoje, sábado, 9 de abril. A maior oferta já ultrapassava 25.000 euros.

Também vais gostar destes!