O espanhol Javier Romo é o novo líder do Tour Down Under, na Austrália, depois de vencer a terceira etapa, de 147,5 quilómetros entre Norwood e Uraidla, onde, na subida final, Afonso Eulálio deu nas vistas com um ótimo ataque.

PUB
Orbea Genius Dealers

O jovem português da Bahrain Victorious, a fazer a sua estreia em provas do WorldTour, acelerou a sete quilómetros da chegada, na última dificuldade do dia, uma contagem de segunda categoria, e apesar de não conseguir fazer vingar a sua iniciativa a solo, acabou a tirada na 15.ª posição, no grupo dos candidatos, a cinco segundos do vencedor Javier Romo.

Depois do ataque de Eulálio, antes do final da subida, colocada a cinco quilómetros da meta, Romo deixou os adversários e resistiu à perseguição até ao final, terminando com cinco segundos de avanço sobre o grupo principal, liderado pelo equatoriano Jhonatan Narvaez (UAE Emirates) e o neozelandês Finn Fisher-Black (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo e terceiro, respetivamente, e onde o português da Bahrain vinha integrado.

Na geral, graças às bonificações, Romo lidera com oito segundos de avanço sobre Narváez, com o austríaco Patrick Conrad (Lidl-Trek) na terceira posição, a 10 segundos, o mesmo tempo de atraso que tem Fisher-Black.

Depois do 15.º lugar na etapa, Afonso Eulálio subiu 91 lugares e está agora no 18.º lugar, a 15 segundos do novo líder da corrida. Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou na 120.ª posição, a 12.40 de Romo, e caiu para o 109.º posto, a 12.50 do espanhol.

PUB
Titan Desert Morocco 2025

Na sexta-feira, o pelotão do Tour Down Under vai percorrer 157,2 quilómetros, entre Glenelg e Victor Harbor, com duas contagens de montanha, a última das quais de primeira categoria, a menos de 22 quilómetros da meta.

Classificações

Crédito da imagem: Bahrain Victorious Twitter – https://x.com/BHRVictorious/status/1882297691314769993/photo/1

Também vais gostar destes!

Estrada

Caleb Ewan contratado pela Ineos!

O velocista australiano, vencedor de várias etapas de grandes Voltas, junta-se a uma equipa que não teve nenhum finalizador de destaque nas últimas ...