Começar a temporada na Austrália, normalmente significa começar com bom tempo. Às vezes até calor a mais. Depois de dois anos de ausência do calendário World Tour devido à pandemia, o Tour Down Under está de volta. Mas regressou bem molhado. A chuva causou muitas dificuldades no prólogo, mas nada que incomodasse muito Alberto Bettiol (EF Education-EasyPost), o vencedor e primeiro líder da prova.

PUB
Pirelli

Desde 1999 que o Tour Down Under não começava com um prólogo. Foram 5,5 quilómetros pelas ruas de Adelaide, que acabaram por ser bem mais complicados do que o previsto. Bettiol precisou de 6:19 minutos para completar a distância, pedalando a uma média de 52,2 quilómetros/hora.

O italiano, de 29 anos e vencedor da Volta a Flandres em 2019, foi dos primeiros a sair, pelo que teve de esperar algum tempo para saber se o seu tempo era o melhor.

“Estou muito feliz. Sinto-me algo sortudo ao mesmo tempo… Sentia-me bem, mas não para ganhar. Há melhores ciclistas, especialmente num prólogo tão curto como este. Mas o tempo na Austrália surpreendeu”, salientou no final Bettiol.

Perante a previsão de chuva, o ciclista da EF Education-EasyPost admitiu que houve uma mudança de estratégia e pediu para diretor da equipa para partir primeiro. Assim poderia analisar o percurso para os seus companheiros.

Um dos candidatos da equipa é Mikkel Honoré, mas o dinamarquês sofreu uma queda, numa curva onde mais corredores caíram: “Foi uma pena ver o Mika cair. Estou surpreendido [com o seu resultado]. Há que aprender a curva e às vez é preciso ter sorte.”

Quanto à liderança do Tour Down Under, disse: “De momento quero desfrutar a camisola. Gosto desta corrida e estou orgulhoso por poder usar amanhã a camisola. A corrida a sério começa amanhã.”

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Apesar das condições terem melhorado ao longo do prólogo, mesmo com o piso mais seco, o americano da INEOS Grenadiers Magnus Sheffield, não conseguiu bater a marca de Bettiol, ficando em segundo, a oito segundos. No entanto, assumiu a liderança da classificação da juventude.

O dinamarquês Julius Johansen (Intermarché-Circus-Wanty) foi terceiro, a 10 segundos, num prólogo que acabou por ficar marcado por várias quedas, mas a maioria dos potenciais candidatos à vitória final não ficaram longe de Bettiol, todos dentro de um minuto de margem.

O único português em prova, André Carvalho (Cofidis), terminou com mais 41 segundos que o vencedor (92ª posição).

Esta quarta-feira realiza-se a primeira etapa do Tour Down Under, que termina no domingo. Serão 149,9 quilómetros que começam e acabam em Tanunda.

Pormenores da etapa no vídeo em baixo.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless
Race Routes | Ziptrak Stage 1 | Santos Tour Down Under 2023

Classificações completas:

Também vais querer ler…

Grace Brown e a vitória que marcará o Tour Down Under [com vídeos]

Fotografia: Twitter Tour Down Under

Também vais gostar destes!