Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024
Partilha!Tweet Cada vez mais procuradas pelo praticante de BTT nas vertentes de trail, all mountain, enduro e até XC, quem sabe, as e-bikes de BTT são verdadeiros fenómenos nos trilhos: robustas, rápidas, dinâmicas e quase sempre muito bem equipadas ao nível das suspensões, transmissão, rodas e muitos outros componentes.PUB Os grupos de BTTistas com e-bikes são cada vez mais e atraem novos praticantes todas as semanas, pelo que as dúvidas em torno destes tipos de bike são cada vez mais e fazem parte dos contactos que recebemos frequentemente. Até porque, dada a vasta oferta por praticamente todas as marcas, pode ser complicado fazer a escolha certa. E o investimento é seguramente avultado. Nesse sentido, e porque sabemos que os 5.000 euros podem ser o budget máximo de muitos ciclistas que procuram boas e-bikes de BTT, aqui fica uma seleção que fizemos com esse “tecto máximo”. Não tivemos oportunidade de experimentar os modelos em causa, mas, a julgar pelas listas de especificações e potencialidades, ficarás bem servido com qualquer uma destas e-bikes de BTT. E-bikes de BTT: 11 modelos a ter em conta Cannondale Moterra NEO+ 5 Quadro: Alumínio Motor: Shimano Steps E8000 Bateria: 504 Wh Suspensão frontal: SR Suntour XCR LO 140mm – Boost Amortecedor traseiro: X-Fusion 02 Pro RL 150mm Pedaleiro: FSA Shimano E-bike Desviador: Shimano Deore M6000 10x Cassete: Shimano HG500, 11-42, 10x Travões: Shimano MT200, discos 180 mm Rodas: WTB STX i25, TCS -32h – Tubeless ready Preço: 4.099 euros Site importador: www.cannondale.com/enwww.can Uma verdadeira todo o terreno, com a particularidade de apresentar um centro de gravidade baixo, o que confere uma aderência mais efetiva, garante a marca. A Cannondale refere ainda que a geometria de escoras mais curtas tornam-na bastante intuitiva nos single tracks “revirados” e técnicos. Em conjunto o torque do motor Shimano Steps E8000, permite-nos ter aproximademente 100 kms de pura adrenalina, ou seja, de autonomia.PUB Introducing the Moterra NEOWatch this video on YouTube Canyon Spectral:ON CF 7.0 Quadro: Carbono Motor: Shimano Steps E 8000 250 watt Bateria: Shimano Steps E 8035 504watt Suspensão frontal: RockShox Lyrik Select, 150 mm Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe select Pedaleiro: Shimano E8000 Desviador: Shimano Deore XT M8100 SGS Cassete: Shimano SLX, 10-51, 12 velocidades Travões: Shimano MT520, 4 pistões Rodas: RaceFace, Tubeless Ready, 35 mm Preço: 4.199 euros Site importador: www.canyon.com/pt-pt Não há duvidas que a Canyon está forte no setor das e-bikes de BTT, e nos últimos tempos dedicou-se mais a estes modelos para não perder para os seus concorrentes mais diretos. E fê-lo em diferentes vertentes.PUB Referente a esta Spectral:ON CF 7.0: além de esteticamente ser bem “engraçada”, destaca-se de imediato face às suas principais rivais pelo quadro em carbono (escora traseira em alumínio). Tem a particularidade de contar com roda de 29” na dianteira e 27,5” na traseira, o que pode assegurar mais desempenho nos singletracks mais revirados. Para, mais com os imponentes pneus 2.6 (atrás) e o motor Shimano Steps E8000, todos os percursos de pedra solta não vão certamente ser dificuldade na rota traçada. The most playful trail e-bike you'll ever ride | Introducing the new Spectral:ONWatch this video on YouTube Giant Trance X E + Pro 29 3 Quadro: Alumínio Motor: GiantSyncDrive Pro Bateria: 625 watts Suspensão frontal: RockShox 35 Gold RL Debon Air 150 mm Amortecedor traseiro: Fox Float Desviador: Shimano Deore 12 velocidades Cassete: Shimano CS-M6100, 10-51 – 12 velocidades Travões: Shimano BR-M420, 4 pistões – discos 203 mm Rodas: Giant AM 29”, tubeless ready, 30 mm Preço: 4.475 euros Site importador: www.giant-bicycles.com/pt A nova Trance X E + Pro 29 dá-nos a liberdade de percorrer os caminhos mais exigentes da maneira que pretendemos, garante a Giant.PUB Permite-nos escolher a potência total para facilitar o esforço a pedalar ou mesmo ajustá-la de forma menos agressiva. A suspensão com 140 mm de curso e 150 mm na frente, bem como a geometria do quadro concebido para rodas de 29 polegadas, faz com que a Trance seja uma bike rápida, confortável e eficiente, pelo que garante a marca. Trail Power - Flow | Trance X E+ Pro 29 | Giant BicyclesWatch this video on YouTube Trek PowerFly FS 4 625W Quadro: Alumínio Motor: Bosch Performance CX, 250 watt, 75 Nm Bateria: Bosch PowerTube 625 Suspensão frontal: SR Suntour XCR 34t– 15 x 110 Boost Amortecedor traseiro: SR Suntour Edge R, 190 x 45mm Pedaleiro: FSA Bosch CK-220, 36t, 165 mm Desviador: Shimano Deore M5120 Cassete: Shimano Deore M4100, 11-46, 10 velocidades Travões: Tektro HD-M275, 4 pistões – discos 203 mm Rodas: Alex MD35, tubeless ready, 35 mm Preço: 4.299 euros Site importador: www.trekbikes.com/pt/pt_PT A Powerfly FS 4 625 é uma e-bike de suspensão total concebida para aventuras em trilhos irregulares. A configuração da suspensão amortece as trepidações de terrenos irregulares e o sistema de transmissão elétrico da Bosch, junto com a bateria de 625 watts, prometem mais autonomia para explorar as subidas pelos singletracks a cada km. Os tamanhos XS e S estão equipados com rodas de 27,5” e a partir do M com rodas de 29”. O controlador Purion inclui a função Walk Assist, sendo que os outros modos fazem com que a bike forneça a potência exata conforme o tipo de terreno onde estamos a pedalar. Trek Powerfly FSWatch this video on YouTube Superior eXF 8089 Quadro: Alumínio Motor: Shimano Steps EP 800 250 watts Bateria: Darfon, 504 Wh Suspensão frontal: SR Suntour XCR 34, 140 mm Amortecedor traseiro: RockShox, 210 x 50 mm Pedaleiro: FSA Bosch CK-220, 36t Desviador: Shimano Deore M5120 Cassete: Shimano Deore M4100, 11-46, 10 velocidades Travões: Tektro HD-M275, 4 pistões – discos 203 mm Rodas: Alex MD35, Tubeless Ready, 35 mm Preço: 3.999 euros Site importador: tecnocycle.com A nova SUP eXF 8089 será certamente uma grande aposta do importador da marca para este ano, dado que não chega aos 4.000 euros. Mas a grande surpresa é o nível de equipamento que esta e-bike integra, pois a nível de motor conta com o novo Shimano EP8 com 504 Wh. Já a bateria promete mais de 100 kms de autonomia, numa relação que a marca diz garantir o máximo desempenho, um nível de ruído baixo e a capacidade de adaptação perfeita ao rider. A geometria do quadro e o design, à primeira vista, nem parecem os de um e-bike de BTT, com a integração perfeita da bateria num down tube pouco volumoso. SUPERIOR eBIKE e-XFWatch this video on YouTube Focus Jam2 6.7 nine Quadro: Alumínio Motor: Bosch Performance CX Gen4, 85NM 250W Bateria: 625 Wh Suspensão frontal: RockShox Recon RL, 150 mm Amortecedor traseiro: RockShox, 210 x 55 mm Pedaleiro: FSA Bosch CK-220, 36t, 165 mm Desviador: Shimano SLX M7100 Cassete: Shimano SLX M7100, 10-51, 12 velocidades Travões: Shimano, 4 pistões – Discos 203mm Rodas: RaceFace / Novatec, tubeless Ready Preço: 4.899 euros Site importador: tecnocycle.com Esta Focus conta com um quadro em alumínio com bateria integrada e removível de 625 Wh e com o motor Bosch de 4ª geração com 85 NM de binário. A marca promete assim uma e-bike dinamicamente perfeita, com as duas rodas na dimensão de 29” e apetência para qualquer terreno, desde as descidas rápida saos single tracks mais fluidos. Está disponível nas cores preta e em azul petróleo. Existe também o modelo Jam2 6.7 Plus, exatamente igual ao modelo nine, mas com rodas de 27,5”. FOCUS E-MTB: JAM² 2021Watch this video on YouTube Merida eOne-Sixty 500 Quadro: Alumínio Motor: Shimano Steps EP 800 250 watt, 85 Nm Bateria: Shimano E8036 630Wh Suspensão frontal: RockShox 35 Gold RL 160 mm Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe Select+ 150m Pedaleiro: Shimano CRE 70 B – 34t Desviador: Shimano Deore RDM5100 Cassete: Shimano M5100, 11-51t, 11 velocidades Travões: Shimano M4100 4 pistões – Discos 203 mm Rodas: Merida, Tubeless Ready, 29 mm Preço: 4.799 euros Site importador: www.merida-bikes.com/pt-pt A Merida foi dos primeiros fabricantes a revelar a integração dos motores Shimano EP8 e está patente na eOne-Sixty 500 esta sinergia. Provavelmente dos modelos com um curso maior de suspensões; quanto a equipamento, tudo muito fiável, a julgar pelo que já conhecemos. Uma e-bike com algumas particularidades curiosas, tais como o facto de ambas as rodas contarem com dois guarda lamas perfeitamente integrados, e o facto de já estar equipada com luzes na dianteira e na traseira. The eONE-SIXTY 2021 | powered by Shimano's EP8Watch this video on YouTube BH Atom Lynx 5.5 Pro-L Quadro: Alumínio Motor: Brose Smag Bateria: 720Wh Suspensão frontal: RockShox Recon Rl 140 mm Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe Debonair Pedaleiro: Praxis 32t – 165 mm Desviador: Shimano Deore RDM5100 Cassete: Shimano M5100, 11-51, 11 velocidades Travões: Shimano MT 420, 4 pistões – Discos 203 mm Rodas: Alexrims EXR30 TR Preço: 4.799 euros Site importador: www.bhbikes.com/pt_PT Uma bike para quem procura uma solução elétrica de design inovador. A geometria High Performance permite obter o máximo rendimento, refere a BH, com uma rigidez notória após alguns kms. A conceção do quadro com o sistema X System patenteado e projetado em parceria com a Item Design Works é uma das “causas” disso mesmo. Está presente neste modelo um motor Brose Smag, conhecido pela reduzida dimensão, auxiliado por uma bateria com 720 Wh. Particularidade interessante: extrairmos a bateria por cima. Com vários níveis de assistência: Eco 75%, Eco+ 150%, Sport 250% e Boost 410%. BH ATOMX | A NEW OBSESSIONWatch this video on YouTube Cube Stereo Hybrid 140 HPC Sl 625 Quadro: Carbono Motor: Bosch de 4ª geração, 85 Nm Bateria: Bosch Power Tube 625Wh Suspensão frontal: Fox 34 Rhythm, 140 mm Amortecedor traseiro: Fox Float Pedaleiro: Acid E-Crank – 34t Desviador: Shimano XT Cassete: Shimano XT, 10 – 51, 12 velocidades Travões: Shimano XT 4 pistões – Discos 203mm Preço: 4.699 euros Site importador: www.lpl.com.pt Uma das nossas preferidas, principalmente por ter quadro em carbono dentro do intervalo de preço que fica abaixo dos 5.000 euros. Este modelo continua a ser uma das opções mais pretendidas pelos adeptos das e-bikes de BTT de suspensão total . Porquê? Desde logo o quadro em carbono, como já referimos, e a qualidade dos componentes que a integram, regra geral sempre um degrau acima das suas concorrentes. Neste caso: motor Bosch de 4ª geração, suspensões Fox e bateria de 625 WH, entre tantos outros a juntar à sempre excelente imagem das bikes a nível de cores e gráficos. Tudo isto a somar a um preço bastante competitivo. CUBE STEREO HYBRID 140 HPC TM 625Watch this video on YouTube Scott Genius eRide 930 Quadro: Alumínio Motor: Bosch 4ª geração, 85 Nm Bateria: 625Wh Suspensão frontal: RockShox 35 Gold RL – curso 160 mm Amortecedor traseiro: X-Fusion Nude Pedaleiro: FSA CK-745 165MM – 34t Desviador: SRAM SX Eagle Cassete: SRAM, 12 velocidades, 11-50t Travões: Shimano XT 4 pistões – Discos 203 mm Rodas: Syncros 30mm / tubeless ready Preço: 4.899 euros Site importador: www.jasma.pt/pt-pt A nova Genius eRide permite horas de diversão total, afiança a Scott. Concebida com o motor da nova gama Bosch Performance CX de 4ª geração, agora 48% menor e 25% mais leve em comparação com a geração anterior. Todo mais compacto e com mais potência: 75Nm. A bateria integrada é a Bosch de 625 Wh, com a particularidade de ser possível colocar uma outra bateria extra acoplada junto ao local do suporte da grade de bidão, aumentando a capacidade total para 1.125 Wh. O quadro mantém a excelente qualidade e os detalhes habituais da marca, com a colocação invertida do amortecedor traseiro e uma eficaz proteção no downtube perante pedras e outros obstáculos comuns nos trilhos. The Ultimate Carbon E-MTB - The ALL NEW 2020 Genius eRIDEWatch this video on YouTube Haibike Xduro AllMtn 3.o Quadro: Alumínio Motor: Bosch Performance CX, 75Nm. Bateria: Bosch Power Tube 625Wh Suspensão frontal: RockShox Yari RC 160 mm Amortecedor traseiro: RockShox Deluxe Select Plus Pedaleiro: Sram, X-Sync, 38t Desviador: Sram SX Eagle Cassete: Sram Eagle 11 – 50, 12 velocidades Travões: Magura MT5, 4 pistões – discos 205 mm Preço: 4.999 euros Site importador: www.ciclocoimbroes.com Uma verdadeira todo o terreno! A Xduro AllMtn 3.0 apresenta-se com suspensão de 160 mm e com motor Bosch Performance CX, diz a marca que para superar tudo e qualquer dificuldade de terreno. Possibilita a colocação de uma bateria extra de 500Wh para termos ainda mais autonomia e para assim desfrutarmos durante ainda mais tempo a polivalência desta e-bike. Conta com roda de 29” na dianteira e de 27,5” atrás, para uma tração e resposta mais imediatas, promete a Haibike. Introducing Haibike FLYON ePerformance SystemWatch this video on YouTube Algumas considerações na escolha e no uso de e-bikes de BTT… Há um princípio básico que seguimos sempre: se andamos em busca de uma nova bike, ainda para mais se for uma elétrica, vamos de antemão falar com quem já usa uma ou com quem percebe do assunto. Não tenhas dúvidas: manusear uma e-bike de BTT é bastante diferente da condução que fazemos com uma bike de BTT convencional. Nem que seja pelos fatores pesos e motor. Fala com o máximo de pessoas possível antes de investires. Como já referimos no passado, numa e-bike o binómio motor-bateria é decisivo: encontrar a e-bike de BTT com a potência adequada às nossas necessidades e com o máximo de autonomia possível é o segredo. Deves ter em conta a relação qualidade/desempenho/preço, claro. Se és experiente neste segmento, já sabes isto muito bem: as e-bikes de BTT abaixo de 5.000 euros são bastante pesadas quando comparadas com bicicletas de BTT convencionais, que normalmente andam na casa dos 9 aos 13 kgs, dependendo do modelo e do tipo de bike, claro. Por isso prepara-te para lidar com uma estrutura que embala mais a descer e que custa muito a levar para cima caso tenhas já esgotado a energia da bateria. Gere bem o autonomia recorrendo aos modos de condução da bike e faz as contas antes de saires de casa e no momento de planear a volta. Uma nota para quem é novato no assunto: há efetivamente uma limitação de velocidade legar nos 25 km/hora. A bike alcança facilmente essas velocidades a rolar e/ou a descer, pelo que, nesse momento, a ação do motor é “cortada”. Andar mais depressa que isso só mesmo recorrendo às “canetas”. Lidar com esta limitação é algo a que nos habituamos ao fim de poucos kms, por isso fica tranquilo. Por fim, uma questão de “respeito” (menos aplicável a quem anda exclusivamente com outros utilizadores de e-bikes…): por ser muito fácil rolar, subir e descer mais depressa com uma e-bike do que com uma bike convencional, “respeita” esses teus colegas de pedaladas. Volta atrás para ires ter com eles se for preciso, deixa-os experimentar a bike, etc. O ambiente fica muito mais saudável! Nota importante: artigos GoRide Top Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades. São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e na nossa experiência neste sector.
Bikes Nova Mondraker Arid Carbon: o gravel tem limites? Talvez não… [com vídeo] A nova Mondraker Arid Carbon foi feita para despertar os teus sentidos, sejam eles a adrenalina da competição ou a acalmia de uma ... Por GoRideHá 6 horas
Bikes Nova Pinarello F1: agora sim, a série está completa! A Pinarello F1 vem completar a gama F da marca italiana, mas as novidades alargam-se também às suas 'irmãs', agora com novas cores. Por GoRideHá 9 horas
Vídeos N1NO Beyond | 4º episódio: Os campeões também erram! [vídeo] E já estreou o quarto episódio da série N1NO Beyond, de Nino Schurter. Como é que o experiente atleta suíço lida com a ... Por GoRideHá 11 horas
Vídeos Seeking Excellence: Cycling Heritage | Um documentário Orbea e Lotto Dnsty Seeking Excellence: Cycling Heritage é um documentário que aprofunda o patrocínio de 40 anos da Lotto ao ciclismo e os 200 anos de ... Por GoRideHá 1 dia
Bike Check Bike Check: Mondraker Prime R, a ‘receita básica’ das e-BTT? A Mondraker Prime R é uma e-bike hardtail orientada para o trail. Quadro em alumínio, suspensão de 120 mm e motor Bosch Performance ... Por GoRideHá 2 dias
Manoeuvre Vancouver: uma aventura de Hans Rey com Steve Peat e Wade Simmons! [com vídeo] 28 de Outubro, 2024
Fausto Talks: o documentário que nos leva às histórias das bicicletas Pinarello [com vídeo] 17 de Setembro, 2024
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
Luis Ángel Maté faz a volta depois da Vuelta: um vídeo que marca o fim de uma carreira! 3 de Novembro, 2024