Sapatos de gravel há muitos, mas para competir talvez a escolha seja um pouco mais complicada, pois, além dos preços mais altos, há algumas características que podem ser diferentes.

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Specialized Levo

A começar pela qualidade de construção, que deverá ser mais elevada, com solas em fibra de carbono, algo essencial para garantir um peso reduzido e ainda assim rigidez suficiente para que a potência transmitida esteja sempre no máximo.

Mas há mais: o bom aspeto dos sapatos tende a ser mais refinado, os sistemas de ajuste são dos mais avançados que há, os reforços de proteção no calcanhar e na biqueira estão na dose certa e, eventualmente, todo o material que compõe a estrutura do sapato é flexível, ajustável ao pé, confortável…

Sem mais demoras, aqui fica um conjunto de sapatos de gravel que podem muito bem ser bons aliados nas provas e competições da disciplina. Alguns são também apontados ao BTT pelas próprias marcas, pelo que são, seguramente, boas opções para andar nos trilhos… depressa!


DMT GK1

Um modelo que conhecemos bem, pois já testámos estes GK1 da DMT numas boas voltas de BTT e gravel. Destaca-se a forma tipo meia do sapatos e o ajuste através de atacadores, algo bastante na “moda” no gravel.

  • Cobertura superior em malha 3D Knit
  • Sola em carbono revestida com borracha Michelin
  • Biqueira reforçada
  • Peso: ND
  • Sistema de ajuste com atacadores
  • Tamanhos: 37 a 46
  • 179 euros
  • https://dmtcycling.com

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Fizik Vento Ferox Carbon Team Amani

O que salta à vistas nestes Fizik? Claramente, o design colorido. Mas a sola em carbono e a “mistura” de roda BOA e fita de velcro no sistema de ajuste promete funcionar bastante bem.

sapatos gravel

  • Cobertura superior em malha tricotada com inserções laminadas em PU na biqueira e calcanhar
  • Sistema de ajuste Li2 BOA e velcro
  • Sola X1 Carbon, com a parte exposta revestida em borracha
  • Índice de rigidez 10
  • Peso: 297 gramas
  • Tamanhos: 36-48 (do 37 ao 46 também em meios números)
  • 309 euros
  • www.fizik.com


Gaerne Carbon G.SNX Iridium

O peso não é revelado pela marca, mas o índice de rígidez 10 na sola em carbono promete uma boa transferência de potência. Com microperfurações para ventilar e duas rodas BOA no ajuste.

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  • Cobertura superior em microfibra e com perfurações a laser
  • Calcanhar externo em plástico, biqueira reforçada
  • Sistema de ajuste através de dois dials Li2 BOA
  • Sola EPS Lightweight Carbon Fiber MTB, com a parte exposta revestida em borracha e desenhada pela Michelin
  • Índice de rigidez 10
  • Peso: ND
  • 341 euros
  • Tamanhos: 39-47 (do 40 ao 45 também em meios números)
  • https://gaerne.com


Giro Empire VR90

Um modelo de estética simples e no qual o reforço de biqueira e calcanhar está em destaque, bem como a sola de carbono com revestimento em borracha Vibram.

  • Cobertura superior em microfibra e com perfurações a laser
  • Biqueira reforçada
  • Sistema de ajuste com atacadores
  • Sola Easton EC90 Carbon, com a parte exposta revestida em borracha e desenhada pela Vibram
  • Peso: 315 gramas
  • 279 euros
  • Tamanhos: 39-47 (do 42 ao 45 também em meios números)
  • www.giro.com


Shimano RX8

Há uma versão com aspeto “camuflado” bastante atrativa, a promessa de um ajuste eficaz (com uma roda BOA e um velcro na parte inferior do sapato) e ainda sola em carbono.

  • Cobertura superior em couro sintético e malha
  • Palmilha de alta densidade com almofadas em arco adaptáveis
  • Sistema de ajuste com roda BOA IP-1 e velcro
  • Sola em fibro de carbono
  • Peso: 265 gramas
  • Tamanhos: 39-48
  • 229 euros
  • www.scvouga.pt


Specialized Gravel S-Works Recon Lace

A Specialized tem muitos e bons modelos de gravel na sua coleção de sapatos de ciclismo, mas talvez estes sejam dos mais coloridos! Os atacadores são o “pormenor” mais interessante. Uns sapatos que testámos durante algum tempo, aqui estão as nossas impressões.

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  • Cobertura superior em microfibra e com perfurações a laser
  • Calcanhar externo em plástico, biqueira reforçada
  • Sistema de ajuste com atacadores
  • Sola em fibra de carbono XC Fact, com a parte exposta revestida de borracha SlipNot
  • Peso: ND
  • Tamanhos: 36-48
  • 340 euros
  • www.specialized.com/pt


Spiuk Loma Carbon

Outro modelo com sola em carbono, reforços nos pontos mais suscetíveis a embates e um design muito apelativo e pronto para a competição no gravel.

  • Cobertura superior em microfibra e com perfurações a laser
  • Biqueira reforçada
  • Sistema de ajuste através de dois diales Li2 BOA
  • Sola Ergoptim com fibra de carbono, com a parte exposta revestida de borracha
  • Peso: ND
  • 169 euros
  • Tamanhos: 37-47
  • https://spiuk.com


Trek RSL

Estes Trek também são apontados pela marca ao BTT e têm como trunfo zonas de descompressão MetNet que ajudam o sapato a ajustar-se ao pé. Sola em carbono OCLV e várias outras caracteristícas de topo de gama.

  • Zonas de descompressão MetNet que acompanham o formato do pé
  • Sola em carbono OCLV
  • Sistema de ajuste BOA com dois botões rotativos Li2
  • Reforços em borracha Tachyon no exterior na biqueira e no calcanhar
  • Palmilhas Bloom fabricadas a partir de 45% de fontes renováveis
  • Tamanhos: 36-48
  • Peso: 308 gramas
  • 399 euros
  • www.trekbikes.com/pt


Udog Distanza Carbon

Bastante interessante, o design destes Udog “especialistas” em gravel, com uma frente bastante reforçada, algo que marca o aspeto dos sapatos. Destaque para a malha técnica 3D que a marca diz ser inovadora, confortável e respirável.

  • Sistema de ajuste híbrido Tension Wrap System (TWS) com 16 pontos de contato entre o pé e a parte superior do sapato
  • Biqueira e calcanhar com reforço
  • Cobertura superior em malha técnica 3D
  • Peso: 315 gramas
  • 250 euros
  • Tamanhos: 38-48
  • https://udog.cc

Sobre os artigos GoRide Top Seleção…

Este artigo não é um teste de grupo. Os GoRide Top são artigos em que juntamos uma série de produtos e/ou equipamentos que são referência em determinada área e/ou para determinada finalidades.

São escolhidos em função do que cada marca disponibiliza no momento, do que vemos noutros sites internacionais e da nossa experiência neste sector.

Conheces algum modelo que podia estar neste artigo e que tenhamos deixado de fora? Por favor diz-nos qual, temos todo o gosto em adicioná-lo à seleção.


Artigo redigido por José Escotto, traduzido por Rafael Prazeres e editado por Jorge Lopes. Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através deste formulário.

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