É oficial: Tom Pidcock está de saída da INEOS Grenadiers neste final de época, anunciou ontem a equipa britânica.
Já era conhecida alguma tensão entre o ciclista e a INEOS, apesar de, agora, a equipa agradecer todo o seu trabalho multi-disciplinar e dedicação ao longo dos últimos quatro anos. Pidcock estava na INEOS desde 2021.
INEOS Grenadiers have today announced an agreement that will see Tom Pidcock leave the team at the end of the season.
Thank you for some amazing moments @tompidcock and good luck in the next chapter of your career 👊🤝https://t.co/5RoFN1eonB pic.twitter.com/bbO0vhAyW5
— INEOS Grenadiers (@INEOSGrenadiers) December 4, 2024
E é fácil perceber porque se fala de multi-disciplinas: além do seu relativo sucesso na estrada e no WorldTour, Pidcock tem vencido várias etapas da Taça do Mundo de XCO, a vertente olímpica do BTT, e é inclusive campeão olímpico da especialidade, como sabemos.
“Estamos orgulhosos do trabalho que fizemos com o Tom para o ajudar a alcançar momentos memoráveis e extraordinários”, refere John Allerte no comunicado em que a equipa anuncia oficialmente a saída. “Juntos mostrámos o quão entusiasmante e versátil pode ser o ciclismo profissional”, continuou o CEO INEOS Grenadiers.
Uma declaração no mínimo curiosa, talvez, tendo em conta as prestações de Pidcock ao longo dos anos mais recentes (na estrada, em 2024, venceu a Amstel Gold Race), e quando comparado com o que os restantes elementos (não) conseguiram fazer…
Qual será a próxima equipa de Pidcock? A Q36.5 está a ser referida como o possível destino, mas lembramos que esta formação helvética está no escalão ProTeam. A Red Bull e a Visma Lease a Bike podem estar de olho…
Mais info:
Crédito da imagem: Lusa / EPA / Guillaume Horcajuelo Pool