Já só restam as boas memórias do Algarve Bike Challenge 2025, prova algarvia de BTT em que tivemos o prazer de participar recentemente. E melhor do que participar numa prova fantástica, é mesmo participar com uma bicicleta digna dos melhores do mundo (que não é o nosso caso!): a Trek Supercaliber SLR 9.9 Flight Attendant de 2ª geração!

PUB
Cube Stereo ONE

Em primeiro lugar, recomendamos que vejas o vídeo da nossa experiência no ABC 2025, está logo no início deste artigo e tem também apontamentos de review sobre a bicicleta. Assim ficas com uma bela ideia de por onde andámos com esta Trek Supercaliber (sítios lindos e muitos trilhos!).

A nossa avaliação…

A Trek Supercaliber SLR 9.9 Flight Attendant é uma bicicleta em que é difícil apontar defeitos. Talvez o preço, algo que a torna inacessível a muito utilizadores. Mas, por outro lado, tens acesso àquilo que de melhor a marca produz, e, acredita, é muito bom!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GoRide.pt (@gorideproject)

PUB
Equipamentos GSG

Por sua vez, o Flight Attendant é sem dúvida aquilo que dá mais destaque a esta versão da bicicleta. Mas, apesar de ser um complemento muito forte em competição, no dia a dia pode não ser o sistema mais prático… Muitas baterias e um ou outro detalhe de que damos nota mais à frente…

Mas ,em suma, está aprovada! Para quem pode adquirir uma bicicleta deste valor, a Trek Supercaliber SLR 9.9 Flight Attendant é uma escolha muito válida (principalmente nesta cor roxa!).

O que mais nos agrada…
  • Qualidade de construção e acabamentos em geral
  • Flight Attendant (apesar de alguns inconvenientes)
  • Transmissão Sram XX
  • Pneus Pirelli Scorpion XC
O que menos nos agrada…
  • Sistema eletrónico pouco prático (quatro baterias, não conseguimos levar bolsa de selim…)
  • O preço…
Especificações Trek Supercaliber 9.9 Flight Attendant Gen2
  • Quadro: Carbono OCLV Mountain SLR, IsoStrut
  • Rodas: Bontrager Kovee RSL, Carbono OCLV Mountain
  • Pneus: Pirelli Scorpion XC, Tubeless Ready, Team Edition Pro
  • Transmissão: Sram Eagle XX 
  • Suspensão: RockShox SID SL Ultimate, Flight Attendant, 110 mm
  • Amortecedor: Trek IsoStrut, RockShox SIDLuxe, Flight Attendant
  • Selim: Aeolus RSL, carris em carbono
  • Espigão: RockShox Reverb AXS, curso de 150 mm
  • Preço: 11.579 euros
  • Site e informações: www.trekbikes.com
Review completa

A Trek Supercaliber SLR 9.9 Flight Attendant Gen 2 é uma bicicleta que promete e entrega performance em elevado nível, e nós tivemos a oportunidade de a colocar verdadeiramente à prova no Algarve Bike Challenge 2025.

PUB
Nova Trek Top Fuel

Trek Supercaliber

O ponto alto? Sem dúvida, o sistema Flight Attendant na sua versão mais recente (que até aqui ainda não tínhamos experimentado). A forma como esta tecnologia da RockShox gere a suspensão de forma autónoma muda por completo a experiência de condução. Aliás, em alguns casos, é quase como se conduzisse por nós.

Outro atributo a favor desta sistema é que a gestão da suspensão passa para a “máquina”. No caso de um dia de competição intenso, é bom saber que temos menos um detalhe com que nos preocupar… Quando se trata de poupar watts e cabeça, o Flight Attendant cumpre.

Mas nem tudo são rosas, pois o Flight Attendant não possui “antecipação”. Ou seja, por vezes entramos/mudamos de terreno no modo errado, algo que ele se apressa a corrigir logo a seguir. Gostaríamos que fosse um pouco mais rápido neste processo.

Por outro lado, ficamos com um total de quatro baterias para carregar. E, ainda para mais, a bateria do espigão telescópico “rouba-nos” o espaço para, por exemplo, montar uma bolsa de selim.

E como é a Trek Supercaliber SLR 9.9 Flight Attendant? Pode parecer cliché, amas afirmamos categoricamente que é espetacular! Já conhecemos esta bicicleta desde o dia do seu lançamento, pois temo-la testado sempre que surge um novo modelo, ano após ano. E continuamos a achar que esta bicicleta tem uma geometria que nos mete no sítio certo.

Teste GoRide: Trek Supercaliber SLR 9.9 XX AXS Gen2 [com vídeoreview]

PUB
Titan Almeria 2025

Em destaque nesta versão topo de gama temos de destacar três aspetos. O primeiro deles é a forma como é agradável ir controlando a toda a hora a passagem de mudanças com o grupo eletrónico Sram Eagle XX de nova geração.

Depois, as rodas, as Kovee RSL que também conhecemos bastante bem. Rígidas na dose certa, leves para ajudar a subir e roladoras q.b., para irmos sempre no ritmo certo.

A juntar a isso, o guiador integrado RSL que a Trek monta nas versões topo de gama. Somos fãs deste componente, que é feito com o mesmo carbono utilizado nas rodas e no quadro.

Equilibrada e muito responsiva. Boa a descer e boa a subir (aqui impressiona). É uma opção muito completa e que nos permite atacar trilhos mais técnicos, mas também rolar a velocidades muito rápidas.

Aliás, é como dizemos no vídeo: é capaz de ser a escolha ideal para o Algarve Bike Challenge 2025. “Tivemos sempre bicicleta”… entenderam? Por vezes faltou foi pernas! Está aprovada.


Equipa GoRide responsável pelo teste:
» Texto, teste, vídeo, rider nas imagens: Rafael Prazeres
Imagens: Goride / Sandra Conceição / Charo / Nuno Dias / Agnelo Quelhas

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.

Também vais gostar destes!