A Aurum Essentia é a “irmã mais nova” da Aurum Magma, uma bicicleta que ja tivemos oportunidade de experimentar lado a lado com Alberto Contador! E o que é prometido? As mesmas prestações, embora a um preço mais acessível. Mas será mesmo assim?

PUB
Fox Service

Sem dúvida alguma que esta Aurum Essentia continua a ser uma bicicleta de carácter exclusivo. São poucas as que vemos a circular no nosso país, e isso são pontos extra e a favor desta bicicleta, de certa forma.

Por outro lado, há alguns pormenores que ficam um pouco abaixo das nossas expetativas iniciais para esta bicicleta de estrada de origem espanhola. Agradecemos à Aurum pelo empréstimo da Aurum Essentia para esta análise. Vamos ao resumo.

A nossa avaliação…

A Aurum Essentia destaca-se pela sua geometria de linhas clássicas, mas que nos sentam de forma muito racing em cima da bicicleta. Contamos com uma resposta imediata nos pedais, num conjunto muito rígido e rápido.

Em termos de qualidade geral, está lá em cima. Boa construção, bons acabamentos e uma boa escolha de marcas/parceiros no material que compõe a bicicleta, algo que completa bem este “ramalhete”.

PUB
Beeq E-Bikes

Por outro lado, talvez a escolha de pneus possa não ser a melhor, tal como o peso total da bicicleta nos pareça estar um pouco mais acima do que seria de esperar…

O que mais nos agrada…
  • Qualidade de construção e acabamentos em geral.
  • A personalização no ato da compra online.
  • Rigidez e geometria do quadro.
O que menos nos agrada…
  • Os pneus Challenge Strada Pro de 27 mm.
  • É algo pesada para um bicicleta que aspira ser de competição.
Especificações da Aurum Essentia 2025: 
»
  • Quadro: Aurum ECT 9 carbono
  • Rodas: Zipp 303S
  • Pneus: Challenge Strada Pro 27mm
  • Transmissão: Shimano Ultegra Di2
  • Selim: Prologo Scratch M5
  • Espigão: Aurum Carbon
  • Porta Bidons: Aurum Carbon
  • Preço: 6.029 euros (na nossa versão)
  • Site e informações: www. Aurumbikes.com
Review completa

É verdade, trazemos hoje a “irmã mais nova” da topo de gama da Aurum: a Essentia! Mas atenção que é muito difícil haver duas Aurum iguais, porque temos a liberdade de escolher (de entre uma lista de vários componentes e marcas) a montagem da nossa bicicleta, isto através de um configurador no site da marca espanhola.

Nós não tivemos essa opção de escolha, mas a versão que nos chegou tem um preço de 6.029 euros (as especificações estão mais acima neste artigo). À primeira vista, pareceu-nos um preço um pouco elevado. Contudo, esta é uma Aurum e há sem dúvida uma espécie de “mística” associada à marca, dizemos nós…

PUB
Beeq E-Bikes

Mas vamos já diretos ao “elefante na sala”, aquilo que não gostámos: o peso e os pneus. Sim, em termos de peso, esta nossa montagem fez-se notar logo no momento da montagem, e, podemos confirmar, há opção mais leves, e até a preços mais “em conta”…

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GoRide.pt (@gorideproject)

Já os pneus, que são os Challenge Strada Pro com 27 mm de largura, não nos convenceram. Primeiro porque têm esses 27 mm e montam nas rodas Zipp 303S que, segundo o manual da marca, são para pneus que começam nos 28 mm de largura… Por outro lado, o seu perfil “quadrado” e alguma falta de aderência em pisos diversos fazem desta escolha uma má escolha, em nosso entender. Mas isto resolve-se facilmente, certo?

Agora as “coisas” boas desta Aurum Essentia (que são algumas!). O design clássico é intemporal: um quadro de linhas simples e uma geometria muito “deitada”. A primeira sensação foi de que esta era uma verdadeira bicicleta de competição.

PUB
MMR (New) Quercus 10

E, a juntar à festa, a rigidez é também notável. Aliás, muito notável! “Prego a fundo” e lá vai ela, uma delícia nas mudanças de velocidade. Curvar é também uma das suas melhores qualidades (podia ser com uma escolha de pneus mais “confiante”…).

Transmissão, rodas e componentes

A transmissão Shimano Ultegra Di2 cumpre com o seu papel: mudanças fiáveis e “certinhas”. As rodas Zipp 303S são também um bom “trunfo” nesta Aurum Essentia, graças à sua estética e à performance demonstrada na grande maioria dos terrenos.

A qualidade estende-se até aos detalhes que podiam passar mais despercebidos. O avanço Aurum e o guiador da Ritchey (também existe a opção do cockpit integrado) encaixam muito bem no conjunto, e recebem ainda uma fita de guiador também ela da marca espanhola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GoRide.pt (@gorideproject)

A Aurum equipou também esta bicicleta com os seus porta-bidons em carbono. À primeira vista parecem algo frágeis, no entanto não tivemos notámos na utilização dos mesmos, e são muito leves.

Em suma…

A Aurum Essentia podia ser mais, confessamos que estávamos à espera de um pouco mais, e a todos os níveis. Esperávamos algo extraordinário… Mas atenção: esta é, ainda assim, uma bicicleta muito boa, com bom material e equipamento, e qualidade de topo.

Seria interessante ter a possibilidade de personalizar a montagem com componentes mais simples e acessíveis (talvez umas rodas de alumínio), e trazer assim o preço um pouco mais para baixo. A exclusividade tem o seu preço, é um facto, e a Aurum Essentia continua a ser exclusiva.

Fosse um pouco mais barata e seria perfeita; assim, parece-nos um modelo bastante exclusivo, mas que pelo preço podia entregar um pouco mais a vários níveis. Recomendada, é certo, ao nível de várias outras bicicleta no mesmo segmento.


Equipa GoRide responsável pelo teste:
» Texto, teste, rider nas imagens: Rafael Prazeres
Fotografias: Bernardo Gouveia

Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.

Também vais gostar destes!