De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] Há 6 dias
Milan-Sanremo Donne 2025: como Elisa Balsamo se prepara para um regresso histórico… [com vídeo] 21 de Março, 2025
Partilha!X A Aurum Essentia quer ser uma bicicleta de competição igual à sua irmã Magma. Mas será que o pode ser? Está aqui o teste completo! A Aurum Essentia é a “irmã mais nova” da Aurum Magma, uma bicicleta que ja tivemos oportunidade de experimentar lado a lado com Alberto Contador! E o que é prometido? As mesmas prestações, embora a um preço mais acessível. Mas será mesmo assim?PUB Sem dúvida alguma que esta Aurum Essentia continua a ser uma bicicleta de carácter exclusivo. São poucas as que vemos a circular no nosso país, e isso são pontos extra e a favor desta bicicleta, de certa forma. Por outro lado, há alguns pormenores que ficam um pouco abaixo das nossas expetativas iniciais para esta bicicleta de estrada de origem espanhola. Agradecemos à Aurum pelo empréstimo da Aurum Essentia para esta análise. Vamos ao resumo. A nossa avaliação… A Aurum Essentia destaca-se pela sua geometria de linhas clássicas, mas que nos sentam de forma muito racing em cima da bicicleta. Contamos com uma resposta imediata nos pedais, num conjunto muito rígido e rápido. Em termos de qualidade geral, está lá em cima. Boa construção, bons acabamentos e uma boa escolha de marcas/parceiros no material que compõe a bicicleta, algo que completa bem este “ramalhete”.PUB Por outro lado, talvez a escolha de pneus possa não ser a melhor, tal como o peso total da bicicleta nos pareça estar um pouco mais acima do que seria de esperar… O que mais nos agrada… Qualidade de construção e acabamentos em geral. A personalização no ato da compra online. Rigidez e geometria do quadro. O que menos nos agrada… Os pneus Challenge Strada Pro de 27 mm. É algo pesada para um bicicleta que aspira ser de competição. Especificações da Aurum Essentia 2025: » Quadro: Aurum ECT 9 carbono Rodas: Zipp 303S Pneus: Challenge Strada Pro 27mm Transmissão: Shimano Ultegra Di2 Selim: Prologo Scratch M5 Espigão: Aurum Carbon Porta Bidons: Aurum Carbon Preço: 6.029 euros (na nossa versão) Site e informações: www. Aurumbikes.com Review completa É verdade, trazemos hoje a “irmã mais nova” da topo de gama da Aurum: a Essentia! Mas atenção que é muito difícil haver duas Aurum iguais, porque temos a liberdade de escolher (de entre uma lista de vários componentes e marcas) a montagem da nossa bicicleta, isto através de um configurador no site da marca espanhola. Nós não tivemos essa opção de escolha, mas a versão que nos chegou tem um preço de 6.029 euros (as especificações estão mais acima neste artigo). À primeira vista, pareceu-nos um preço um pouco elevado. Contudo, esta é uma Aurum e há sem dúvida uma espécie de “mística” associada à marca, dizemos nós…PUB Mas vamos já diretos ao “elefante na sala”, aquilo que não gostámos: o peso e os pneus. Sim, em termos de peso, esta nossa montagem fez-se notar logo no momento da montagem, e, podemos confirmar, há opção mais leves, e até a preços mais “em conta”… Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por GoRide.pt (@gorideproject) Já os pneus, que são os Challenge Strada Pro com 27 mm de largura, não nos convenceram. Primeiro porque têm esses 27 mm e montam nas rodas Zipp 303S que, segundo o manual da marca, são para pneus que começam nos 28 mm de largura… Por outro lado, o seu perfil “quadrado” e alguma falta de aderência em pisos diversos fazem desta escolha uma má escolha, em nosso entender. Mas isto resolve-se facilmente, certo? Agora as “coisas” boas desta Aurum Essentia (que são algumas!). O design clássico é intemporal: um quadro de linhas simples e uma geometria muito “deitada”. A primeira sensação foi de que esta era uma verdadeira bicicleta de competição.PUB E, a juntar à festa, a rigidez é também notável. Aliás, muito notável! “Prego a fundo” e lá vai ela, uma delícia nas mudanças de velocidade. Curvar é também uma das suas melhores qualidades (podia ser com uma escolha de pneus mais “confiante”…). Transmissão, rodas e componentes A transmissão Shimano Ultegra Di2 cumpre com o seu papel: mudanças fiáveis e “certinhas”. As rodas Zipp 303S são também um bom “trunfo” nesta Aurum Essentia, graças à sua estética e à performance demonstrada na grande maioria dos terrenos. A qualidade estende-se até aos detalhes que podiam passar mais despercebidos. O avanço Aurum e o guiador da Ritchey (também existe a opção do cockpit integrado) encaixam muito bem no conjunto, e recebem ainda uma fita de guiador também ela da marca espanhola. Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por GoRide.pt (@gorideproject) A Aurum equipou também esta bicicleta com os seus porta-bidons em carbono. À primeira vista parecem algo frágeis, no entanto não tivemos notámos na utilização dos mesmos, e são muito leves. Em suma… A Aurum Essentia podia ser mais, confessamos que estávamos à espera de um pouco mais, e a todos os níveis. Esperávamos algo extraordinário… Mas atenção: esta é, ainda assim, uma bicicleta muito boa, com bom material e equipamento, e qualidade de topo. Seria interessante ter a possibilidade de personalizar a montagem com componentes mais simples e acessíveis (talvez umas rodas de alumínio), e trazer assim o preço um pouco mais para baixo. A exclusividade tem o seu preço, é um facto, e a Aurum Essentia continua a ser exclusiva. Fosse um pouco mais barata e seria perfeita; assim, parece-nos um modelo bastante exclusivo, mas que pelo preço podia entregar um pouco mais a vários níveis. Recomendada, é certo, ao nível de várias outras bicicleta no mesmo segmento. Equipa GoRide responsável pelo teste: » Texto, teste, rider nas imagens: Rafael Prazeres Fotografias: Bernardo Gouveia Caso detetes algum erro ou tenhas informação adicional que enriqueça este conteúdo, por favor entra em contacto connosco através do email geral[arroba]goride.pt.
| Destaque Novo Garmin Varia Vue: uma luz para bicicleta que filma em 4K! [com vídeos] O Varia Vue é a primeira luz para bicicleta com câmara 4K integrada no portfólio de produtos da Garmin. Custa 549 euros. Há 47 minutos
| Destaque Capacetes Fizik? Marca estreia-se com quatro novos modelos A Fizik entra no mundo dos capacetes com quatro modelos para estrada, gravel, triatlo e trail. Descobre aqui a gama completa. Há 4 horas
| Destaque Volta ao País Basco – 5ª etapa: Ben Healy arranca para a vitória a 40 km da meta! Irlandês conseguiu concretizar a fuga que encetou ainda bastante longe do fim da etapa. João Almeida segura a amarela. Há 21 horas
| Destaque O Algarve Bike Challenge 2025 começa hoje! O GoRide.pt vai estar no Algarve Bike Challenge '25 a testar duas bicicletas novas. Fica atento ao nosso Instagram! Há 1 dia
| Destaque Taça Mundo XCM arranca em Maio e já há favoritos! Em destaque o 'nosso' José Dias, na Buff Megamo Team, equipa que vai esta época defender o 1º lugar do ranking UCI nesta ... Há 1 dia
De visita ao showroom, loja e centro técnico das bicicletas elétricas Beeq! [com vídeos] 24 de Julho, 2024
Entrevista GoRide | Alberto Contador: ‘Quero ter na Magma o mesmo que exigia de outras bicicletas quando competia.’ 28 de Maio, 2024
Entrevista | Cândido Barbosa: ‘Sinto-me capaz de desenvolver e pôr o ciclismo no patamar que todos nós queremos ver.’ 22 de Abril, 2024
N1NO Beyond | 5º episódio: a evolução das bicicletas, do atleta e da modalidade! [com vídeo] Há 6 dias
Milan-Sanremo Donne 2025: como Elisa Balsamo se prepara para um regresso histórico… [com vídeo] 21 de Março, 2025