A Visma-Lease a Bike terá dois grandes talentos noruegueses em 2024: Per Strand Hagenes e Johannes Staune-Mittet. E este último alimenta enormes ambições. “Johannes diz que quer tornar-se o melhor corredor do mundo”, disse Robbert De Groot, Chefe de Desenvolvimento da formação neerlandesa, em declarações ao Sporza, sobre o ciclista de apenas 21 anos.

PUB
Nova Mondraker Arid

“No entanto, muitos jovens dessa idade querem sê-lo”, acrescenta De Groot. “Geralmente voltam para casa depois de um duro despertar para a realidade. Acho bem que Johannes, pelo menos, queira tentar. É uma boa mentalidade e veremos daqui a alguns anos se conseguiu.”

Staune-Mittet correu pela equipa de desenvolvimento da Jumbo-Visma nos últimos três anos. Nesse período venceu, entre outras provas, a Ronde de l’Isard e o Giro Next Gen, o Giro de Itália do futuro.

Mas o norueguês também já deixou a sua marca entre os profissionais. Em 2023, venceu uma etapa de montanha da Volta à Chéquia. “Johannes foi feito para trabalhos redondos”, diz De Groot. “Não pensamos imediatamente em vencer com ele, mas em desenvolver-se, apoiar-se e aprender com os grandes. Antes que poder pensar numa classificação, tem de melhorar efetivamente no contrarrelógio”, alerta De Groot.

Hagenes: “Veremos nas clássicas da primavera”

Enquanto Staune-Mittet é um bom trepador, o seu compatriota Per Strand Hagenes é um classicómano em potencial. “Vejo Per como um corredor capaz de ter um desempenho muito bom em corridas como Paris-Roubaix, a Volta à Flandres, e por consequência, toda as clássicas de primavera flamengas”, diz o técnico.

“Mas ele também pode tornar-se muito bom noutras corridas. Talvez para conseguir lutar por uma classificação geral numa volta por etapas de uma semana e certamente para vencer etapas até em grandes voltas.”, acrescenta.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

De Groot já espera resultados de Hagenes em 2024. “Certamente veremos Per nas clássicas esta primavera. Se este será para liderar ou ajudar, será decidido na preparação para essas corridas”, adiantou De Groot.

O corredor nórdico, de 20 anos, mostrou, no ano passado, que pode bater-se entre os mais velhos, após vitória na Ronde van Drenthe, no Sparkassen Münsterland Giro e numa etapa dos Quatro Dias de Dunquerque.


Imagens Visma-Lease a Bile Twitter

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Também vais gostar destes!