A Taça Mundo XCO 2025 arrancou este fim de semana com a primeira de duas etapas a abrir a competição no Brasil, mais concretamente no exigente circuito de Araxá. E há grandes novidades neste início de época, com uma vitória inédita: pela primeira vez, a equipa Decathlon Ford alcança uma vitória, com a neozelandesa Samara Maxwell a vencer a corrida de elites de XCO!

PUB
Inscreve-te no AlgarveBC 2025

Nos homens, houve emoção e também um domínio forte por parte da equipa da Specialized Factory Racing, tanto no XCC como no XCO. Victor Koretzky levou a melhor, no final, vencendo a etapa, mas com uma forte apoio de Christopher Blevins e do chileno Martín Vidaurre.

RACE HIGHLIGHTS | Elite Men 2025 XCO World Cup - Round 1 Araxa, Brazil

A meio da corrida a diferença da dupla Koretzky/Blevins já ultrapassava os 40 segundos, enquanto atrás se destacavam nomes como Filippo Colombo, Simon Andreassen e Jordan Sarrou, entre outros. Vidaurre seguia atento no grupo perseguidor. O pódio acabou por ficar ocupado pelos três ciclista da Specialized.

Nota especial para o veterano Nino Schurter, que conseguiu recuperar posições após um furo nas voltas iniciais e alcançou a 5ª poisção no final!

Voltemos à corrida das senhoras, na qual a portuguesa Ana Santos fez a sua estreia absoluta em competição da Taça do Mundo em XCO, depois da prova de ontem de XCC, pela equipa Cannondale Factory Racing. Ficou nas posições 34 e 27, respetivamente.

PUB
Equipamentos GSG
RACE HIGHLIGHTS | Elite Women 2025 XCO World Cup - Round 1 Araxa, Brazil

Samara Maxwell foi a vencedora, como já referimos, alcançando a primeira vitória da equipa na Taça do Mundo de XCO e também assinando a sua estreia a vencer na competição. A ciclista da Nova Zelância não evitou as lágrimas de emoção e alegria, tal como na véspera na corrida de XCC, na qual ficou em 2º lugar.

Nicole Koller, da Ghost Factory Racing Team, também foi surpresa, ficando em 2º lugar, enquanto o terceiro posto ficou para Savilia Blank, também da Decathlon Ford, que assim coloca duas atletas no pódio desta etapa nas elites de XCO

Evie Richards e Christopher Blevins dominam no XCC

A Taça do Mundo deste ano arrancou oficialmente no sábado com a prova de XCC. Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli) e Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) foram os protagonistas do dia, conquistando vitórias num traçado rápido e técnico.

PUB
Inscreve-te no AlgarveBC 2025
RACE HIGHLIGHTS | Elite Women 2025 XCC World Cup - Round 1 Araxa, Brazil

Na corrida feminina, Richards guardou energias até à última volta, respondendo a todos os ataques antes de lançar o seu próprio na subida final. A britânica acelerou no momento certo e deixou para trás Alessandra Keller (Thömus Maxon) e Nicole Koller (Ghost Factory Racing), cruzando a meta isolada à frente da Samara Maxwell, que fez 2º (a juntar à vitória no XCO de hoje, que “sonho” está a viver a neozelandesa neste momento…).

Entre os homens, a prova teve um desfecho igualmente empolgante. Numa última volta intensa, Blevins e o colega de equipa Victor Koretzky isolaram-se após uma falha do francês numa das subidas.

RACE HIGHLIGHTS | Elite Men 2025 XCC World Cup - Round 1 Araxa, Brazil

Apesar da recuperação de Koretzky, foi o norte-americano quem levou a melhor, conquistando a sua primeira vitória em XCC desde 2022. Mathis Azzaro (Origine Racing Division) completou o pódio.

Mais info:


Crédito das imagens: website https://ucimtbworldseries.com / Facebook, website e X UCI MTB / Website UCI
Crédito imagem principal: Facebook Sammie Maxwell MTB

PUB
Nova Trek Top Fuel

Também vais gostar destes!