Mathieu van der Poel chegou, viu e venceu. Quem duvidava do estado de forma do campeão do mundo de ciclocrosse, que fez a estreia na temporada hoje, domingo, na Taça do Mundo de Zonhoven, na Bélgica, rapidamente ficou esclarecido…

PUB
Beeq

Por “rapidamente” entenda-se… três curvas após a partida! Foi o que bastou para o neerlandês da Alpecin-Deceunick descolar do pelotão e desde logo isolar-se. Não mais foi visto até à meta.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

O próprio ficou surpreendido: “Foi uma das melhores primeiras corridas que fiz… Realmente não esperava que isso acontecesse”, disse Van der Poel após o final. “Como disse antes da prova, esta temporada adotei uma abordagem diferente antes da estreia. Não fiz muito treino intervalado, dei primazia ao endurance, para estar mais fresco. Mas sim, senti-me muito bem desde o início. A técnica também foi muito boa, por isso estou satisfeito”, declarou o vencedor com 1.30 minutos de vantagem sobre o segundo classificado.

Van der Poel partiu da terceira fila e não teve dificuldades em chegar à liderança e ganhar uma vantagem considerável logo nas primeiras secções difíceis do percurso. Após cinco minutos de corrida já tinha 15 segundos de avanço! Diferença que nunca parou de aumentar… até à meta.

Vantagem de 20 segundos ao fim da primeira volta, 38 segundos após a segunda… O ciclista deu as oito voltas ao circuito de Zonhoven numa hora certa (e 39 segundos).

Thibau Nys (Baloise Trek Lions) foi o segundo classificado, depois de uma corrida igualmente em solitário, e o surpreendente Joran Wyseure (Crelan -Corendon) fechou o pódio, a três segundos, relegando para posições secundárias os líderes da Taça do Mundo.

Apesar de um dececionante 10º lugar, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen-Bingoal) mantém a primeira posição da classificação geral da competição, com 140 pontos, 22 à frente do segundo, Toon Aerts (Deschacht-Hens-FSP).

PUB
Nova BH Lyns SLS 2025

Mathieu van der Poel está mais do que apto a conquistar o sétimo título mundial em Liévin, no início de fevereiro. “Desde o início da corrida pude rodar ao meu próprio ritmo. Estou muito feliz com as sensações. Diverti-me muito. No início saí da lama melhor que os outros e depois andei a um ritmo bastante constante, o que me convinha. Isolado pode gerir-se um pouco melhor a corrida”, comentou.

Classificações:


Crédito da imagem: UCI_CX  @gaetan_sportpic Twitter
https://x.com/UCI_CX/status/1870852433876033892/photo/1

Também vais gostar destes!