Eis a nova Specialized Stumpjumper Evo, a adição mais recente da marca ao seu portólio de BTT, neste caso no trail, vertente em que não há dúvida de que este modelo tem um nome “lendário nos trilhos”.

PUB
Specialized Levo

“A Stumpjumper Evo” nesta edição de 2021 “oferece a geometria mais capaz do planeta fora da caixa”, diz a Specialized. Com os ajustes possíveis de fazer chegamos a configurações de geometria diferentes, para que possa ser montada para se adequar ao estilo de qualquer ciclista e terreno.

Trata-se do sistema S-Sizing: disponibiliza seis tamanhos, todos com comprimentos do tubo da direção e standover semelhantes, para permitir que os ciclistas escolham o tamanho que mais se encaixa no seu estilo. Os tamanhos menores são mais ágeis, enquanto os tamanhos maiores são mais estáveis e espaçosos. O MulletLink combinam estas geometrias com a resposta de uma roda traseira de 27,5” e mesmo assim terem espaço para sairem do selim quando precisarem.

Mas também há novidades na suspensão: curso dianteiro de 160 mm e o curso traseiro de 150 mm, com taxa de alavancagem inspirada nas máquinas de enduro. Vejamos um pouco mais em pormenor.

PUB
Pirelli

Geometria

Disponível em seis tamanhos específicos, a Stumpjumper Evo apresenta um generoso cockpit com todo o espaço necessário – posição centrada na bike, para melhor tração e controlo nas curvas. O eixo pedaleiro baixo, o ângulo do tubo da direção e o offset reduzido da forqueta mantêm a estabilidade quando as coisas ficam agressivas, e um tubo de selim mais inclinado otimiza a potência e põe o peso mais para a frente a subir.

S-Sizing: à medida do estilo de condução

É possível escolher o tamanho de quadro baseado em algo que seja importante (complementando o teu estilo de condução) em vez de em algo que não importa (altura entre pernas). Porque dois ciclistas podem ter a mesma estatura, mas têm estilos totalmente diferentes.

O ciclista que gosta de sacudir a bicicleta pelo trilho será ainda mais ágil numa bicicleta mais curta. O ciclista que gosta de destruir as pedras a alta velocidade terá ainda mais convicção numa bicicleta mais longa. Escolher o tamanho é fácil, cada um dos tamanhos de S1 a S6 está diretamente ligado ao tamanho abaixo.

PUB
Pirelli

Por exemplo, se usaste um M antes, então o S-3 será o teu tamanho equivalente. Mas…. se quiseres uma condução mais rápida e ágil, cairias para um S-2. Queres uma bicicleta que seja mais estável em velocidade? Sobe para um S-4.

O ângulo do tubo da direção é ajustável entre 63 a 65,6 graus por meio de três configurações diferentes. Quer estejas a pedalar em terreno inclinado, técnico, ou qualquer outro, podes ajustar a Evo rapidamente para se adequar ao terreno, promete a Specialized.

Roda traseira de 27,5” e frontal de 29”

A opção de usar uma roda traseira menor “pode melhorar a capacidade de resposta e também dar aos ciclistas maiores fisicamente um pouco mais de espaço para não tocarem na roda traseira”, dizem. Há um elo de amortecedor diferente (disponível em pós-venda) que garante reter as características de manuseamento, geometria e suspensão que permitam que o resto do conjunto funcione de forma assertiva.

Nos pneus, a Stumjumper vem equipada com uma combinação versátil de pneus Eliminator/Butcher. Atrás, o Eliminator inclui o composto T7; à frente, o modelo Butchercom o composto T9 dá mais controlo nos ressaltos e amortecimento de pequenos impactos.

Com um peso de quadro S-4 reduzido para 2.750 gramas, cada modelo inclui componentes específicos “que fornecem desempenho máximo com peso
mínimo”.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Os modelos Specialized Stumpjumper Evo disponíveis:

Mais informação em:

Também vais gostar destes!