“A Specialized Diverge STR é a bicicleta de gravel mais capaz que já fizemos, por isso é a mais divertida”, afirma categoricamente a marca norte-americana. E uma das razões está certamente em algo que nos apanhou de surpresa: o sistema de amortecimento Future Shock que existe por baixo da caixa de direção de outras bicicletas de gravel e estrada da marca foi agora adaptado também para a secção traseira da bicicleta.

PUB
Prototype

Ou seja, esta nova Specialized Diverge STR, disponível em três versões, é uma bicicleta de gravel de suspensão total, no fundo. A tecnologia Future Shock está efetivamente à frente e atrás no quadro, o que “aumenta o controlo e a eficiência enquanto diminui a fadiga”, explica o fabricante. E a forma que assume este amortecedor é no mínimo curiosa…

O Future Shock traseiro tem 30 mm de curso e baseia-se em controlos de amortecimento hidráulico que se deslocam para eliminar o “balançar” sob potência e precaver os impactos maiores, pelo que indica a Specialized. E é algo ajustável ao peso, altura e estilo de condução do ciclista, além de existir compatibilidade com instalação de espigão de selim telescópico, por exemplo.

PUB
Giant TCR 2024

Na frente, lá está o Future Shock 2.0 que já se conhece de outras Diverge, até, desta feita com 20 mm de curso, num sistema de amortecimento também hidráulico e ajustável em tempo real.

PUB
Orbea Genius Dealers

As três versões da Specialized Diverge STR são as que estão listadas abaixo, com preços entre os 7.500 e os 15.000 euros, valores sem dúvidas elevados dada a tecnologia e os componentes montados em cada uma delas. Só o quadro custa 5.700 euros.

Além disso, há outros pormenores tipicamente gravel: o clearance para os pneus permite a presença de pneus de 47 mm numa roda 700c e de até 2,1” nas 650B. Por sua vez, o compartimento interno SWAT não podia faltar num modelo exclusivo como este.

A gama da Specialized Diverge STR 2023 é composta pela S-Works Diverge STR (15.000 euros), sendo que o quadro de carbono S-Works Diverge STR FACT 11r “é mais confortável do que qualquer outra bicicleta com guiador de estrada que já fizemos, apesar de adicionar 100 gramas em comparação com o quadro S-Works Diverge”, informa a marca.

Em destaque nesta versão estão elementos como a transmissão eletrónica Sram Red eTap AXS Eagle com cassete 10-50t, o medidor de potência Quarq integrado, as rodas Roval Terra CLX II e os pneus  Tracer Pro de 42 mm. Isto além de espigão e selim S-Works, o primeiro em carbono, o segundo no modelo Mirror.

PUB
Nova Trek Procaliber 2025

Depois vem a Specialized Diverge STR Pro, que custa 9.500 euros. O quadro é o Diverge FACT 11r em carbono e surgem elementos como os travões Sram Force com discos de 160 mm, o grupo Sram Force eTap AXS também eletrónico e as rodas Roval Terra CL.

A mais barata é a Specialized Diverge STR Expert, a 7.500 euros, com muitos pontos em comum com a versão Pro, entre eles o quadro. Travões Sram Rival eTAP AXS, transmissão também eletrónica da Sram (com um misto entre elementos GX AXS, NX e Rival eTap AXS), rodas Roval Terra C e selim Body Geometry Power Expert, por exemplo.

Mais info:

Também vais gostar destes!