Após a vitória na etapa de Overijse, na Bélgica, há uma semana, Puck Pieterse ganhou a sétima ronda da Taça do Mundo de ciclocrosse em Hulst, Países Baixos, uma corrida marcada por quedas, num percurso lamacento e exigente.

PUB
Pirelli

A neerlandesa da Alpecin-Deceuninck superiorizou-se este domingo à compatriota e líder da classificação geral da competição, Fem van Empel (Pauwels Sauzen-Bingoal), que perdeu significativos 42 segundos. Van Empel, vencedora das quatro primeiras provas da Taça do Mundo – Waterloo (EUA), Fayetteville (EUA), Tabor (Chéquia) e Maasmechelen (Bélgica) -, além do Campeonato da Europa (Namur), não tem conseguido contestar o ascendente de Puck Pieterse.

A ganhadora em Beekse Bergen (Países Baixos), Shirin van Anrooij (Baloise Trek Lions), completou o pódio, a 1:47 minutos de Pieterse, enquanto Ceylin del Carmen Alvarado (Alpecin-Deceuninck) terminou em quarto, a 2:06. Marianne Vos (Jumbo-Visma), vencedora do Urban Cross do X2O Badkamers Trofee em Courtrai, este sábado, não competiu em Hulst.

Puck Pieterse assumiu rapidamente a liderança, com Ceylin Alvarado e Van Empel na sua peugada e Shirin van Anrooij a tentar resistir. Pieterse, campeã europeia de sub-23, começou depois a destacar-se de Van Empel, enquanto Van Anrooij e Alvarado rondavam mais atrás.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

De referir que Denise Betsema (Pauwels Sauzen-Bingoal) e Lucinda Brand (Baloise Trek Lions), respetivamente terceira e quarta no Urban Cross no sábado, nunca estiveram em posição de seguir com as primeiras.

Na terceira volta, Van Empel recuperou e até ultrapassou Pieterse, mas caiu na descida mais íngreme, onde ocorreram muitas quedas, algumas aparatosas. Como consequência, a campeã europeia de elites sofreu um problema mecânico que a fez perder muito tempo. Entretanto, Van Anrooij distanciou-se de Alvarado, que sofreu bastante nas subidas a pé.

 

Na fase final, Pieterse cometeu o seu único erro na corrida e permitiu a Van Empel recuperar vinte segundos, mas esta “compensou” com mais duas quedas até final, voltando a abrir caminho ao triunfo da sua compatriota, que no final fez o balanço de mais uma vitória.

“Foi muito difícil com todas estas subidas escorregadias e íngremes, onde senti que a Fem [Van Empel] era mais forte. Arranquei muito rápido e abri logo uma vantagem, mas a Fem recuperou e até passou. E depois… caiu”, disse a vencedora.

“Acho que, por isso, a bicicleta dela teve uma avaria no desviador. A partir daí continuei a fundo. Tive um pouco de sorte. Caso contrário, teria sido uma grande luta pela vitória. Estou muito satisfeita com esse resultado”, finalizou Puck Pieterse.

Com a vitória, Pieterse está agora na segunda posição da classificação da Taça do Mundo, a 85 pontos de Van Empel, enquanto Alvarado é terceira, com menos 13 pontos do que a vencedora das duas últimas corridas.

PUB
Specialized Levo

Classificações completas:

Fotografia: CXWorldCup Twitter

Também vais quer ler…

Van der Poel chegou, viu e venceu!

Também vais gostar destes!