Após 20 anos de ausência, a Sanremo Women (antiga Primavera Rosa) regressou este sábado, pouco antes da Milão-Sanremo masculina.

PUB
Specialized Epic 8

A primeira edição na nova era da prova feminina italiana teve um percurso de 156 km, com o mesmo final icónico da edição dos homens, com a sucessão de Capi, seguidos pela Cipressa, o Poggio antes da chegada a Sanremo, na lendária Via Roma.

Triunfou a favorita numa chegada ao sprint, Lorena Wiebes! A neerlandesa da equipa SD Worx-Protime impôs-se num grupo de cerca de quinze elementos, à frente de Marianne Vos (Visma Lease a Bike) e Noemi Rüegg (EF Education-Oatly), que completaram o pódio.

A campeã europeia pode agradecer à sua colega de equipa Lotte Kopecky, campeã mundial, que se sacrificou no final para alcançar Elisa Longo Borghini (UAE ADQ), que saiu a 4 quilómetros, na parte inferior da descida de Poggio, e só foi alcançada pouco antes do sprint, após uma perseguição liderada pela campeão mundial.

O ataque da campeã italiana e de Juliette Labous (FDJ-SUEZ) no Poggio foram os únicos momentos de emoção na corrida, em que a seleção sido feita maioritariamente de… trás, à medida que as dificuldades se acumulavam.

A seguir aos lugares de pódio terminou a francesa Pauline Ferrand-Prévot (Visma | Lease a Bike) –  apesar de ter sido vítima de queda no sopé da Cipressa, sem consequências -, seguida de Demi Vollering (FDJ-SUEZ), mas a francesa foi despromovida para a 12ª posição, a última do grupo da frente, devido a sanção por sprint irregular.

Classificação

PUB
KTM Macina Lycan 571 Glorious

Crédito da imagem: Milão-Sanremo Twitter – https://x.com/Milano_Sanremo/status/1903437965457526877/photo/1

Também vais gostar destes!