De duas em duas lá se vai conhecendo as equipas World Tour que vão marcar presença na 49ª edição da Volta ao Algarve. A principal novidade é mesmo a confirmação de Rui Costa, pois a Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux estará novamente na corrida portuguesa do escalão ProSeries e o campeão do mundo de 2013 é um dos convocados.
A formação belga tem sido uma das equipas habituais nos últimos anos, com a sua estreia a acontecer em 2014, tal como a BORA-hansgrohe. Na altura ambas ainda pertenciam ao segundo escalão.
Em 2022 tiveram das melhores temporadas das suas histórias. A equipa alemã – que conquistou o Giro com Jai Hindley – foi quarta do ranking, logo seguida pela Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.
De recordar que na última edição da Volta ao Algarve, Sergio Higuita deu uma vitória à BORA-hansgrohe, ao ser o mais forte na subida ao Alto do Malhão.
Ambas juntam-se a um pelotão que está a prometer cada vez mais na Algarvia, que se realiza entre 15 e 19 de fevereiro. Estão confirmadas a Groupama-FJD, DSM, Arkéa Samsic e Alpecin-Deceuninck. Estas duas últimas deverão subir ao escalão World Tour em 2023.
Quanto a Rui Costa, será reforço da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux – em 2023 passará a ser a Intermarché-Circus-Wanty – e irá regressar à corrida portuguesa, segundo anunciou a organização. A última participação foi em 2021, tendo abandonado na segunda etapa devido a uma queda.
O seu melhor resultado foi em 2014, então envergando a camisola de campeão do mundo. Terminou na terceira posição, batido apenas por Michal Kwiatkowski e Alberto Contador.
Também vais querer ler…
Figueira Champions Classic com duas equipas World Tour confirmadas
Fotografias: Volta ao Algarve