A hegemonia de Tadej Pogacar poderá estar a afetar todos, até os menos prováveis, como o seu compatriota Primoz Roglic, cuja recente antecipação do final da temporada, prescindindo da Volta à Lombardia, poderá ter sido precipitada pela concorrência do intratável líder da UAE Emirates.

PUB
Nova Mondraker Dune

Após a conquista da Vuelta e o ligeiro período de recuperação que se seguiu, Primoz Roglic não conseguiu atingir ponto de forma ideal para estar ao melhor nível na Volta à Lombardia, principalmente após indicadores que não terão sido positivos nos Mundiais e nas clássicas italianas que antecedera este último monumento da temporada.

Por esse motivo, o líder da Red Bull-Bora-hansgrohe antecipou o final de temporada quando tinha planeado terminá-la na Volta a Lombardia, no último sábado, o derradeiro objetivo do esloveno em 2024, ano em que venceu a Volta a Espanha pela quarta vez, igualando o recorde do espanhol Roberto Heras, e o Critério do Dauphiné.

Como pontos baixos desta temporada de Roglic, as duas quedas graves que o forçaram a abandonar a Volta ao País Basco e a Volta a França.

As declarações de Roglic sobre o seu programa da próxima época têm o seu peculiar tom de brincadeira, mas… “Vou escolher as corridas onde o Tadej [Pogacar] não estará. Sobre este assunto, não há desacordo com a minha equipa», brincou, antes de juntar: “Vamos ver, ainda não pensei no calendário em detalhe”.

“Primeiro preciso de reiniciar o contador e descansar um pouco, depois pensaremos onde correrei no próximo ano”.

Apesar de Roglic ter vindo a afirmar repetidamente as suas ambições ao Tour, a escolha do Giro poderia revelar-se interessante, até porque é a única das três grandes Voltas de 2025 em que Tadej Pogacar disse não pretender correr, devendo apostar no Tour-Vuelta.

PUB
Giant TCR 2024

Crédito da imagem: Red Bull-Bora – https://x.com/RBH_ProCycling/status/1843985107054698559/photo/2

 

Também vais gostar destes!