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Partilha!Tweet O funcionamento e todos os pormenores do novo sistema de suspensão total de ajuste inteligente e eletrónico da Sram. Não podemos dizer que não há inovação no mundo das bicicletas, isso é um facto. Prova disso é o RockShox Flight Attendant, um sistema eletrónico baseado em tecnologia sem fios que a Sram anuncia hoje worlwide!PUB O que faz? Permite que a suspensão frontal e o amortecedor traseiro sejam ajustados automaticamente de acordo com o desempenho do ciclista e com a “leitura” do terreno. Em tempo real e instantaneamente, dizem. Uma verdadeira maravilha do mundo moderno das bicicletas, que não é barata, e que estamos ansiosos por podermos experimentar… E que é composta por um conjunto de dispositivos eletrónicos e sensores espalhados pela bicicleta e ligados diretamente às suspensões. Imagina o seguinte: há um dispositivo eletrónico “agarrado” ao amortecedor traseiro e outro à suspensão frontal. Ambos RockShox, naturalmente, mais à frente detalhados quais os modelos. São sensores, mas também centros de controlo, incluindo até botões de seleção de opções e ajustes. Depois há sensores no pedaleiro, tal como há no guiador um comando em tudo muito semelhante ao que conhecemos dos sistemas de transmissão eletrónica da AXS da Sram.PUB Agora imagina que todos estes elementos comunicam entre si sem recurso a cabos e que até podemos ajustar também o funcionamento do sistema através de uma app gratuita instalada no smartphone. Melhor: à medida que andamos na bike, estes elementos e sensores vão lendo o terreno (através do que as suspensões “sentem”) e verificando se estamos ou não a pedalar e com que cadência, por exemplo. Em função disso, as suspensões ajustam-se automaticamente a tudo o que se está a passar, além de podermos ser nós a interferir neste funcionamento ajustando as opções de acordo com o que pretendemos a cada momento.PUB E é isto. Não sabemos ainda se funciona, queremos testar a fundo o sistema, claro, mas sabemos que esta é uma realidade chamada RockShox Flight Attendant e que está presente em várias bikes, principalmente de enduro e trail, para já, como são exemplos as Canyon Neuron e Spectral 2022 recentemente apresentadas. E também as seguintes bikes contam com estes sistema: Specialized Enduro, Trek Slash, YT Capra e YT Jeffsy. Juntamente com as suspensões frontais RockShox Pike Ultimate, Lyrik Ultimate e Zeb Ultimate. O sistema na Lyrik Ultimate: Mas chega de “conversa fiada”. Aqui ficam os quatro componentes eletrónicos principais deste sistema, bem como as cinco funcionalidades mais interessantes, sejam elas ajustes automáticos ou opções que podemos ser nós a ativar e a manusear. RockShox Flight Attendant: 4 elementos-chave 1. Control Module Este é o módulo de funcionamento principal do sistema Flight Attendant. Está fixado na suspensão frontal e integra uma bateria para ter energia para funcionar. Recebe informação dos sensores, analisa como a suspensão está a “ler” e recebe as instruções que o utilizador fornece através dos comandos. Está à distância da mão, por isso é que integra botões de seleção. Já está desenvolvido para funcionar em três suspensões frontais da RockShox, aquelas que mais encontramos nas bicicletas do momento: a Pike Ultimate, a Lyrik Ultimate e a Zeb Ultimate.PUB 2. Rear Shock Motor Module Também o amortecedor traseiro tem um módulo eletrónico integrado, apesar de não ter botões para servir de módulo de controlo. Recebe informação em tempo real para ajustar automaticamente os settings e/ou a posição do amortecedor. Inclui uma bateria, também, para poder funcionar. 3. Pedal Sensor Há um sensor integrado no crank/pedaleiro para recolher inputs e para informar o sistema se o ciclista está ou não a pedalar! Nestas imagens vemos o crank do grupo/pedaleiro Sram XX1 / X01 Eagle. A informação recolhida é enviada em tempo real para o módulo de controlo principal do Flight Attendant. 4. Lef Handed 2 Button AXS Controller Basicamente, é o manípulo para colocar à esquerda no guiador para controlar todo o sistema Flight Attendant, tal como existe o do lado direito para controlar a transmissão eletrónica da Sram. A mesma tecnologia sem fios, neste caso para alternar entre os modos automáticos, ligar o Override Mode e também controlar o espigão de selim eletrónico RockShox Reverb AXS que já conhecemos. RockShox Flight Attendant: 5 funcionalidades principais 1. O Auto Mode Segundo diz a marca, no Auto Mode o Flight Attendant recolhe todos os inputs que chegam dos sensores (no pedaleiro, etc) e envia os ajustes certos via sistema sem fios AXS para as duas suspensões. Em tempo real, estas recebem a informação e têm os módulos eletrónicos a ajustar os settings do amortecimento a cada momento. Ou seja, as suspensões vão mudando automaticamente entre os modos Open, Pedal e Lock de que falamos a seguir. “Como se fosse magia”, diz a RockShox… 2. Os modos Open, Pedal e Lock Quando o sistema não está desligado ou em modo automático, pode estar numa das três opções em que o algoritmo do Flight Attendant permite alguma escolha da parte do utilizador. No modo Open, as suspensão estão totalmente desbloqueadas e os cursos estão totalmente disponíveis. Para descer, por exemplo. No modo Pedal, a suspensão fica comprimida apenas na medida que permite manter níveis de tração constantes, reduzindo a ação excessiva do amortecimento e maximizando a força vinda dos pedais para as rodas. No modo Lock, todo o amortecimento está trancado e bloqueado. 3. Modos Manuel e Override Podemos desligar o Auto Mode e manter as suspensões a funcionarem da forma tradicional, sem os ajustes eletrónicos e automáticos em ação. Podes selecionar este Manual Mode através do Control Module ou no manípulo RockShox AXS à esquerda no guiador. Já o Override Mode é uma espécie de atalho para desligar o Auto Mode e ir direto para uma opção predefinida: Open, Pedal ou Lock. Basta ficar a pressionar o botão designado na app, ação que serve também para voltar a ativar o Auto Mode. 4. Ajuste BIAS Uma afinação ainda mais “fina” do Auto Mode. De origem vem a zero, ou seja, num equilíbrio perfeito entre as três posições da suspensão (Open, Pedal e Lock), mas podemos configurar o sistema para ficar mais vocacionado para Lock (+1 ou +2) ou mais para Open (-1 ou -2). Isto pode ser feito em movimento no Control ou na app móvel AXS. 5. A app móvel Sram AXS Permite controlar e configurar todo este sistema Flight Attendant. Já a conhecemos dos sistemas de transmissão eletrónicos da Sram, mas agora dizem que podemos criar um perfil de utilizador, personalizar os comandos, verificar o estado das baterias e fazer updates de firmware. Tudo no smartphone, exatamente. Mais info: www.sram.com
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