Durante uma conferência de imprensa realizada em Quito, capital do Equador, Richard Carapaz revelou o seu programa de corridas para a próxima temporada. Os dois grandes objetivos para o equatoriano da equipa EF Education EasyPost serão o Giro de Itália (9 de maio a 1 de junho) e o Campeonato do Mundo, que este ano se disputará no Ruanda (28 de setembro). Por outro lado, a participação na Liège-Bastogne-Liège é ainda incerta.

PUB
Cube Stereo ONE

Carapaz aproveitou a ocasião, ainda, para criticar violentamente a Federação Equatoriana de Ciclismo, ainda sobre a sua não convocação para os Jogos Olímpicos Paris-2024, apesar de ser o campeão em título, preterido em relação ao compatriota Jhonatan Narvaez.

A primeira corrida de Carapaz será a Estrela de Bessèges (5 a 9 de fevereiro), em França, o início do percurso que o levará ao regresso ao Giro, que venceu em 2019. “O meu primeiro objetivo do ano será o Giro de Itália. Estou muito inspirado, a treinar arduamente para este grande desafio.

Quando recomecei os treinos, não estabeleci como objetivo apenas participar no Giro, mas sim voltar a vencê-lo”, declarou.

Mesmo que ainda não seja oficial, também devemos encontrar o equatoriano nas estradas do Tour de França este verão: “O Tour será outro objetivo, iremos um pouco mais relaxados em busca de etapas e para voltar com a camisola às bolinhas”, acrescentou Carapaz.

Também correrei o Campeonato do Mundo, mas ainda tem reservas… “Espero que a Federação me telefone. Ainda faltam sete meses, a Federação tem muito trabalho a fazer este ano, mesmo que a sua direção deixe a desejar. Esperamos ter essa conversa em setembro e ter tudo o que precisamos para poder lutar por uma medalha”, alertou.

Ainda agastado após a sua não seleção para Paris-2024, devido ao que chama de “regras estúpidas”, não culpa Jhonatan Narvaez por ter ocupado o seu lugar. “Não tenho divergências com Narváez, mas sim com a federação equatoriana. Deve ser uma federação séria, sem favoritismos, e devem ser feitas novas regulamentações. Temos muito trabalho a fazer no Equador, estamos atrasados ​​10 ou 12 anos. A Federação e o Ministério do Desporto devem incentivar as pessoas a praticar este desporto”, disparou o corredor da equipa norte-americana EF Education EasyPost.

PUB
Specialized Epic 8

Crédito da imagem: EF Education EasyPost Twitter – https://x.com/EFprocycling/status/1876682903746433374/photo/3

Também vais gostar destes!