São quase 20 anos de uma história de sucesso. A Canyon Ultimate tem-se destacado ao mais alto nível desde 2004, mas também com o pensamento de ser uma bicicleta de estrada para todos. Pelo menos é isso que a marca alemã defende. Agora que atinge à maioridade, está na altura de ser apresentada uma nova geração deste modelo. É a 5ª geração.

PUB
Prototype

A Canyon apresenta assim hoje as novas bicicletas – são 11 versões, divididas por três plataformas (CFR, CF SLX e CF SL), as que estão agora disponíveis –, com a promessa de proporcionarem um “equilíbrio perfeito”.

“Com a nova Ultimate, queríamos fazer algo que os fãs de bicicletas clássicas de corrida adorassem. Após um processo de desenvolvimento meticuloso em colaboração com os nossos ciclistas profissionais, estamos orgulhosos de apresentar a próxima evolução da Ultimate”, explicou o Florian Imgrund, Canyon Global Category Director.

“Um design intemporal que atinge o equilíbrio perfeito entre leveza, rigidez, aerodinâmica, conforto e resistência”, acrescentou.

PUB
Orbea Genius Dealers

Mas afinal o que muda nesta 5ª geração?

A Canyon refere que não se trata de uma remodelação total da Ultimate. Salienta ser um “passo seguinte natural na evolução de um design icónico”.

Estas são as cinco diferenças que a marca germânica destaca pelas suas próprias palavras, que passamos a citar:

  • Conforto incrível: ergonomia melhorada e mais espaço para pneus (de até 32 mm);
  • Aerodinâmica melhorada: resistência reduzida graças a otimizações feitas com especialistas em aerodinâmica da Swiss Side;
  • Economiza 10 watts só o quadro;
  • Integração de ponta: integração invisível de cabos, tudo numa configuração fácil de usar. Fácil montagem: cockpit com ajuste simples de altura e largura, sem necessidade de corte do tubo de direção, mais fácil de transportar;
  • Baixo peso: apenas 6,3 kg (Ultimate CFR Di2: excluindo pedais e acessórios, tamanho M), mesmo com reforço extra nas principais áreas de alto stress.

Canyon, Ultimate CF SLX, South Tyrol, Dolomites. Imagem: Tino Pohlmann.

Bom… existe um 6º pormenor, mas esse acaba por ser mais subjetivo e sujeito ao gosto de cada um: “puro, limpo, lindo design da Canyon”.

PUB
Nova Mondraker Dune

Quanto ao espaço para os pneus, esta tem sido uma tendência crescente em modelos recentes nas bicicletas de estrada. Não só as próprias marcas equipam com pneus mais largos, como, neste caso, o pensamento não vai só usar para o uso de 32 mm como também para podermos satisfazer a preferência de alguns em retirar alguma pressão, para maior conforto e aderência.

E, num mundo de ciclismo em que tanto se fala de watts, a Canyon avança uma melhor eficiência em 10 watts a 45 quilómetros/hora, comparativamente com a geração anterior. Isto com bicicletas equipadas com as mesmas rodas e componentes.

Os modelos e os preços

A Ultimate CFR é a topo de gama da Canyon. São três os modelos à escolha, a partir de 10.499 euros. Sem surpresa, esta bicicleta combina um quadro superleve com componentes de topo.

“Todos os quadros CFR estabelecem uma nova referência de desempenho com um construção de carbono premium que oferece leveza, durabilidade e rigidez ao nível do Campeonato do Mundo”, frisa a Canyon.

A gama CF SLX também apresenta três modelos, com o preço a começar em 6.299 euros.

A A Ultimate CF SL 7 completa esta nova gama de modelos da Canyon, com o preço a começar em 2.699 euros.

PUB
Cube Stereo ONE

Dependendo do modelo em causa, o grupo de transmissão, por exemplo, tanto pode ser um Shimano Ultegra Di2 ou Dura-Ace Di2, ou então o Sram eTap. Nas rodas, por exemplo, grande parte dos modelos estão equipados do DT Swiss, mas há outros com rodas Zipp.

Uma bicicleta para todos

A nova Ultimate que agora chega ao site da Canyon já tem sido vista na estrada entre as equipas profissionais que a marca patrocina. Recentemente, Jay Vine (Alpecin-Deceuninck) venceu duas etapas na Volta a Espanha com a Ultimate.

Os novos modelos estão disponível numa vasta opção de tamanhos, desde o 3XS ao 2XL. São bicicletas unisexo, como explica Matthias Eurich, Product Manager Road.

“As novas bicicletas só estarão disponíveis em modelos unisexo. A nossa forma de encarar o desenvolvimento das bicicletas é que funcionem para todo o tipo de ciclista e não separá-los por género. Todos os ciclistas vão encontrar uma bicicleta que lhes assenta individualmente”, garante.

Mais info:

Fotografias: Simon Gehr, Tino Pohlmann e Canyon

Também vais querer ler…

Parceria com a Troy Lee Designs dá origem a edição limitada da Canyon Strive CFR


 

Também vais gostar destes!