O ex-corredor norte-americano Tejay Van Garderen afirma que Tadej Pogacar é “extremamente mal pago” comparativamente a estrelas de outras modalidades e deveria reivindicar melhores rendimentos.

PUB
Specialized Levo

O atual diretor desportivo da equipa EF Education-EasyPost considera que o esloveno, que assinou com a UAE Emirates há poucas semanas o maior contrato da história do ciclismo, com vencimento anual de 8 milhões de euros até 2028, deveria ganhar muito mais e compara com os salários das estrelas da NBA.

“Comparado com a época em que eu competia, Pogacar é mais bem pago do que Chris Froome ou Peter Sagan. Estes estavam a receber cerca de 4 a 5 milhões de dólares, mas isso foi em 2012 ou 2013. O jogador da NBA mais bem pago em 2012 foi Kobe Bryant, com 25 milhões de dólares”, disse à NBC Sports.

“Tadej Pogacar é extremamente mal pago, principalmente pelo que traz à modalidade como superestrela que é. Se olharmos para a NBA, vemos que um jogador que sai do banco recebe 8 milhões por ano. O jogador mais bem pago, Stephen Curry, ganha 45 milhões por ano”, explica Van Garderen.

“Está na hora de os rapazes terem o respeito que merecem. Não sei exatamente o que o ciclismo precisa de fazer para recuperar o atraso, mas não me podem vir dizer que não tem público e não gera imensas audiências. O ciclismo é global, chega a qualquer parte do mundo”, refere.

“O ciclismo é um desporto que tem número crescente de público em todo o mundo. Se eu fosse o Tadej, usá-lo-ia de uma forma diferente”, afirma Van Garderen, sugerindo que Pogacar negoceie com os organizadores das competições, reivindicando uma parte das receitas da TV em troca de participação.

“Ver-se-ia, então, que os rendimentos financeiros das estrelas do ciclismo aproximar-se-iam das dos craques dos desportos com bola”, conclui.

PUB
Schwalbe Pro One Tubeless

Créditos da imagem: LeTour Twitter

Também vais gostar destes!