Mathieu van der Poel venceu a Strade Bianche, ao superar Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep) por cinco segundos, e o colombiano Egan Bernal (Ineos-Grenadiers), por 20 segundos, nos últimos 400 metros da competição de 184 km, dos quais 63 km em onze setores em terra batida.
O holandês da Alpecin-Fenix desferiu um poderoso ataque na rampa final no interior da cidade de Siena, esmagando os seus dois parceiros de fuga, que restavam de um grupo de sete unidades que o próprio Van der Poel desfez a 12 km da meta com uma primeira aceleração no derradeiro setor de terra batida.
Primeiro ataque demolidor de Van der Poel (Foto Tim de Waele/Getty Images)
A esse golpe apenas Alaphilippe e Bernal responderam, ficando definitivamente para trás o seu eterno rival Wout van Aert (Jumbo-Visma) e o vencedor do Tour de 2020 Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) e ainda o promissor Thomas Pidcock (Ineos-Grenadiers) e o surpreendende Michael Gogl (Team Qhubeka Assos).
Holandês vence pela primeira vez a Strade Biache (Foto by Tim de Waele/Getty Images)
«O Strade [Bianche] é uma das corridas que queria muito ganhar, e foi ainda melhor que o tivesse conseguido hoje», afirmou Van der Poel, após a chegada. «Senti-me muito bem durante toda a prova. Primeiro, lancei um ataque no final do último setor e fiquei apenas com o Bernal e ao Alaphilippe. Nos últimos quilómetros, entre os três, metemos um ritmo bastante forte, e quando entrámos em Siena senti que tinha algo nas pernas para dar o máximo na última rampa. Foi incrível vencer assim, aqui», disse o corredor de 26 anos.
O quarteto de perseguidores dos três primeiros chegou à meta a 51 segundos do vencedor, e foi liderado por Van Aert. O belga, vencedor da edição de 2020 desta prova, fez apenas a sua primeira corrida de estrada este ano, após a temporada de ciclocrosse.
João Almeida ficou no 38º lugar, a 6.48 minutos do vencedor.
Classificação da Strade Bianche
- Mathieu van der Poel (PB) Alpecin-Fenix 4:40.29 horas
- Julian Alaphilippe (FRA) Deceuninck-QuickStep a 5 segundos
- Egan Bernal Gomez (COL) Ineos Grenadiers a 20 s
- Wout Van Aert (BEL) Jumbo-Visma a 51 s
- Thomas Pidcock (ING) Ineos Grenadiers a 54 s
- Michael Gogl (AUT) Team Qhubeka Assos a 54 s
- Tadej Pogacar (ESL) UAE Team Emirates a 54 s
- Simon Clarke (AUS) Team Qhubeka-Assos a 02.25 m
- Jakob Fuglsang (DEN) Astana-Premier Tech a 2.25 m
- Pello Bilbao (ESP) Bahrain-Victorious a 2.39 m
38. JOÃO ALMEIDA (POR) Deceuninck-QuickStep a 6.28 m