Tadej Pogacar confirmou o triunfo final na Paris-Nice, ao conquistar a oitava etapa, impondo-se novamente com superioridade a Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que derroutou, de forma inapelável, no primeiro duelo da época entre os dois últimos vencedores do Tour.
A supremacia do esloveno da UAE Team Emirates nunca esteve em causa ao longo da prova francesa e Pogacar demonstrou este domingo, com novo ataque e mis uma cruzada a solo até à meta, desta feita a 19 quilómetros…, que é o corredor mais forte em corrida por etapas nesta fase da temporada.
👀 L’artiste 🇸🇮@TamauPogi 💛
👀 🇸🇮@TamauPogi is an artist 💛#ParisNice pic.twitter.com/qd2uSeHGiG
— Paris-Nice (@ParisNice) March 12, 2023
Pogacar somou a vitória e três etapas na ‘Corrida ao Sol’ aos triunfos na Volta à Andaluzia (também ganhou três etapas) e na Clássica de Jáen, a sua abertura de temporada.
🏆🇸🇮 Le triomphe de @TamauPogi !
🏆🇸🇮 @TamauPogi’s masterpiece!#ParisNice pic.twitter.com/WstFoxxDYy
— Paris-Nice (@ParisNice) March 12, 2023
Vingegaard, depois de vencer todas as etapas do Gran Camiño e a geral, demonstrou não estar em forma, ou tão-só incapacidade frente àquele que será o seu principal rival na Volta a França.
O dinamarquês terá de melhorar, se quiser defender com sucesso o título no Tour, mas isso é quase óbvio, uma vez que estamos a cerca de três meses e meio dessa competição. Uma eternidade numa época velocipédica.
🏁 18km
🚀 Et c'est au tour de 🇸🇮@TamauPogi qui part seul ! ⚡️
🚀 🇸🇮@TamauPogi goes solo! ⚡️#ParisNice pic.twitter.com/F9ZktHHE2o
— Paris-Nice (@ParisNice) March 12, 2023
Na etapa deste domingo, a última, curta (118,4 km), mas montanhosa, o Pogacar atacou na ascensão final Col d’Èze e não voltou a ser alcançado, cortando a meta em Nice com 33 segundos de vantagem sobre Vingegaard, segundo, e Gaudu, terceiro. No grupo perseguido estavam ainda o britânico Simon Yates (Jayco AlUla) e Matteo Jorgenson (Movistar).
🏁 Le Maillot Jaune en solitaire dans les rues de Nice ! 💛
⏪ Revivez le dernier kilomètre de la 8ème étape.🏁 The yellow jersey alone in the lead in Nice ! 💛
⏪ Relive the last kilometre of stage 8. #ParisNice pic.twitter.com/xJEAPKGssO— Paris-Nice (@ParisNice) March 12, 2023
‘Pogi’ conquistou a Paris-Nice com 53 segundos de vantagem sobre David Gaudu (Groupama-FDJ), o francês que se intrometeu no duelo mais esperado deste início de temporada e que relegou Vingegaard para terceiro, a 1.39 minutos do vencedor.
O bicampeão do Tour (2020 e 2021) consegue também fazer o ‘pleno’ nas principais corridas por etapas desta época do ano, juntando o Paris-Nice às duas vitórias no Tirreno-Adriático (2021 e 2022) que constam no seu palmarés.
🏁 35km
🟢 Sprint intermédiaire 🟢
📍 Éze1️⃣ 🇳🇱@WoutPoels, 6pts, 6''
2️⃣ 🇸🇮@TamauPogi, 4pts, 4''
3️⃣ 🇫🇷@DavidGaudu, 2pt, 2''#ParisNice pic.twitter.com/TNCmP3woJf— Paris-Nice (@ParisNice) March 12, 2023
Rui Oliveira contribuiu para a vitória de ‘Pogi’ na corrida, trabalhando em prol do chefe de fila ao longo das oito tiradas e hoje concluindo em 76.º, para acabar no 93.º posto da geral.
Classificações:
Também vais querer ler…
Fotografia: Twitter UAE Team Emirates