Olav Kooij (Jumbo-Visma) venceu a quinta etapa da Paris-Nice. O neerlandês, de 21 anos, foi o mais forte e rápido no sprint no final dos 212,4 quilómetros entre Saint-Symphorien-sur-Coise e Saint-Paul-Trois-Châteaux, impondo-se a Mads Pedersen (Trek-Segafredo), segundo, e a Tim Merlier (Soudal Quick-Step), terceiro.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

“Ganhei algumas corridas no ano passado, mas esta é certamente a melhor vitória até agora na minha carreira”, afirmou Olav Kooij, após a etapa. “Estou muito feliz. Viemos com muita expectativa e fui capaz de vencer uma etapa, depois de vencermos o contrarrelógio por equipas. Não há mais oportunidades para os velocistas agora, então vou dar tudo no apoio a Jonas Vingegaard”, referiu o jovem corredor.

Kooij conquistou o primeiro triunfo da época e o 16.º da sua ainda curta carreira – e este sem dúvida, o mais importante, após uma jornada em que as bonificações em sprints intermédios voltaram a animar a luta pela geral.

Desta vez, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) deixou-se surpreender… por David Gaudu (Groupama-FDJ), que lançado pelo sprinter Arnaud Démare – com quem tem um assumido relacionamento difícil – cortou quatro segundos ao esloveno, líder da geral, e coloca-se a apenas seis segundos deste, reforçando a segunda posição.

“Houve uma certa tensão no sprint intermediário. Vimos que muitos corredores queriam disputá-lo e não fomos… Perderam-se segundos importantes, mas cometi um erro. [Arnaud Démare] passou-me pela direita,  não havia espaço. Só consegui dois segundos, infelizmente”, lamentou Pogacar sobre o sprint bonificado.

 

Atrás de Gaudu na geral da corrida francesa está o vigente campeão do Tour, o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que é terceiro a 46 segundos de ‘Pogi’.

Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 11.ª na etapa, com o mesmo tempo do vencedor.

PUB
KTM Macina Scarp SX Prime

Na sexta-feira, a acidentada sexta etapa ligará Tourves a La Colle-sur-Loup, no total de 197,4 quilómetros.

Classificações:

www.procyclingstats.com

Também vais querer ler…

Tirreno-Adriático: Roglic vai depilar as pernas e João Almeida está no pódio

Fotografia: Twitter Team Jumbo-Visma

Também vais gostar destes!